Ferramentas para carro: como montar o kit ideal? Aprenda, agora!
12/05/2022
EM Dicas
Montar um kit de ferramentas para carro e deixá-lo dentro do porta-malas é ideal para evitar situações que um simples defeito no carro pode causar, como te deixar por horas parado em uma estrada, preso no trabalho ou até mesmo dentro da garagem.
Engana-se quem pensa que pneu furado é o único contratempo de motoristas e que é possível viver apenas com os itens obrigatórios.
Por isso, neste post trouxemos as ferramentas para carro que você deve ter sempre por perto e parar de vez de contar apenas com sorte.
Vale ressaltar que um kit de ferramentas cumpre excelente papel para realizar pequenos consertos durante o percurso. Com ele você consegue solucionar dores de cabeça que atrapalham, por exemplo, a chegada ao seu serviço.
Vamos lá?
Ferramentas para carro que não devem sair do seu porta-malas
Para começar, é preciso providenciar uma caixa de ferramentas pequena, para não ocupar muito espaço no maleiro. Dentro dela deverá ter:
Cabo de enxerto
Caso a bateria do seu carro pare de funcionar, o cabo de enxerto pode ser muito útil. O cabo apresenta duas ligações: uma vai no veículo que precisa de bateria, enquanto a outra fica conectada ao automóvel que doa a carga.
Quando a bateria do carro acaba, não é importante apenas ter alguém disposto a realizar a recarga, mas também contar com a presença do cabo para garantir a execução do processo.
Por isso, é necessário que esse item integre o kit de ferramentas do veículo.
Macaco
Nas lojas de automóveis, existem diversos tipos de macacos que podem ser usados no carro.
O mais simples e que, geralmente, já está no carro, é o macaco jacaré, que não exige tanto esforço na hora de utilizar.
Essa ferramenta desempenha função primordial, pois ajuda bastante na troca dos pneus.
Chave de roda
A chave de roda consiste em uma ferramenta imprescindível, retirando e colocando os parafusos da roda.
Caso o pneu fure, é preciso remover a roda, e a chave de roda assegura a execução adequada do processo. Afinal, ela afrouxa os parafusos para fazer a troca do pneu.
Triângulo
O triângulo não pode faltar em um kit de ferramentas, pois notifica aos outros motoristas que trafegam pela via a existência de um carro quebrado ou de algum acidente.
Esse item apresenta uma área refletora e, assim, pode ser identificado a uma boa e segura distância.
Compressor de ar direto
O compressor de ar é capaz de armazenar e produzir ar comprimido a partir de movimentos mecânicos ocasionados por meio da energia elétrica ou motores. Com ele, você não corre o risco de ficar com o carro parado em alguma rua.
Portanto, o compressor de ar direto demanda inclusão no kit de ferramentas para carro.
Chave torx
A chave torx tem o formato de uma estrela de seis pontas, e foi criada para gerar uma pressão no momento de apertar o parafuso.
Dessa forma, ela representa uma alternativa primordial para que você consiga solucionar diferentes tipos de problema no veículo.
Chave de fenda
A chave de fenda é ideal para fazer pequenos reparos no carro, caso seja necessário. Com ela é possível apertar o painel, carroceria e peças no motor, por exemplo.
Alicate
O alicate serve para apertar porcas e parafusos e, também, auxilia no ajuste das mangueiras.
Portanto, garanta que no seu kit de ferramentas para o carro ele esteja presente.
Chave fixa
A chave fixa, também conhecida como chave de boca (não confunda com chave de roda, são coisas diferentes), serve para desapertar e apertar porcas.
É importante que você tenha chave fixa em diferentes milímetros, já que o carro possui peças de diferentes tamanhos.
Auxiliar de partida
O auxiliar de partida é ideal para realizar o arranque do veículo quando a bateria estiver descarregada.
É muito útil e ótima para ser levada em viagens longas e alguns modelos são 4 em 1, com lanterna, compressor de ar e saída 12 V para recarregar a bateria de GPS e celulares.
Kit reparo para pneus
O kit reparo para pneus conserta, de maneira emergencial, furos em pneus sem câmara.
É muito útil e segura bem a onda até que você encontre uma borracharia ou a assistência técnica da montadora do seu veículo.
Segurança em primeiro lugar
É óbvio que qualquer pessoa que valoriza sua vida e a dos outros, deve ter em seu carro os itens de segurança que são exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e que podem variar de acordo com o tipo de veículo.
Não portá-los, além de colocar a sua segurança e dos demais ocupantes do veículo em risco, pode gerar multas e algumas punições na carteira.
O cinto de segurança é obrigatório em todos os veículos e para todos os ocupantes. O limpador de para-brisa também deve estar em perfeitas condições de uso, assim como o pneu estepe, espelhos retrovisores, macaco compatível com o peso e modelo do carro, chave de roda, buzina e dispositivos de sinalização e emergência.
Por isso, nunca transite sem esses equipamentos e também não deixe de seguir nossas recomendações quanto a ter no carro um kit de ferramentas para casos de emergência.
É importante compreender que um kit de ferramentas para carro faz parte de uma boa prática de direção defensiva.
O kit ferramentas também é importante em momentos que você não está com o número da seguradora em mãos ou até mesmo se o celular ficar sem sinal no meio da estrada.
Portanto vale a pena investir nos itens básicos.
Para ficar prevenido desses contratempos, não deixe de realizar a revisão do seu carro periodicamente.
Além de não precisar se preocupar com pequenos defeitos, a revisão proporciona maior segurança durante todo o trajeto, afinal trata-se de uma inspeção completa do veículo.
Já realizou a revisão no seu Nissan? Entre em contato e agende agora mesmo!