O 5G e o carro do futuro
23/06/2022
EM Informação
Você duvida que o 5G vai revolucionar a forma como você dirige? Pois ele será responsável pela proliferação dos veículos autônomos, que farão qualquer tipo de percurso sem a necessidade de interação humana.
Sonho para alguns, pesadelo para outros. O ato de dirigir não terá mais o mesmo significado de hoje e este cenário seria o futuro ideal.
Então, como será o carro do futuro? Os carros autônomos não funcionam direito em países com elevados índices de desigualdade social. Mas, a tecnologia está sendo desenvolvida e logo será disponibilizada comercialmente, e todos os carros terão capacidade de dirigir sozinhos.
Um veículo autônomo necessita de muito mais do que recursos eletrônicos embarcados, como microchips, sensores, atuadores, câmeras, radares etc. Precisa de conectividade. Precisa conversar com outros carros, com as vias, com a sinalização, com o fabricante. Uma conversa de louco, que somente os sistemas conseguem entender.
Nesse bate-papo automotivo, as conversas terão um objetivo principal: a segurança. Fazer o percurso o mais rápido possível sem acidentes, como colidir ou atropelar alguém.
Outro objetivo será manter o veículo sempre em bom estado de conservação e manutenção. O tráfego de informações será gigantesco.
Claro que alguns benefícios virão antes do carro ser 100% autônomo. As redes 5G permitem um tráfego de informações em velocidades muito maiores do que as atuais redes 4G.
Algo em torno de 100 vezes mais rápido. Além disso, as respostas entre dispositivos também serão 10 vezes mais rápidas. E, por fim, as redes 5G permitirão conectar mais equipamentos simultaneamente, e de forma mais confiável e estável, pois os aparelhos poderão se conectar com mais de uma antena ao mesmo tempo.
5G no carro para segurança
No campo da segurança, os carros do futuro poderão se comunicar entre si e atuar de forma ativa em casos de emergência, como em uma possível colisão.
Alguns modelos já possuem sistemas de frenagem de emergência, porém, somente funcionam em velocidades até 50 km/h.
Com o 5G, os veículos estarão conectados entre si para alertar os motoristas da aproximação de outro veículo em um cruzamento, por exemplo. E, se não houver reação dos motoristas, pode frear apenas um ou os dois veículos para evitar um acidente.
Os congestionamentos também poderão ser reduzidos com o 5G, pois a comunicação entre veículos alertará os motoristas em caso de acidentes na via, que poderão desviar o caminho com antecedência.
Há, ainda, espaço para vias conectadas, com sinalizações sincronizadas de forma mais efetiva, para reduzir tempos de paradas em semáforos.
5G para manutenção do carro
Na área da manutenção, já é possível agendar manutenções preventivas sem sair do carro. Alguns modelos informam ao motorista o desgaste de peças e propõem a visita a uma concessionária.
Com o 5G, isso poderá ser feito de forma automática. Ao atingir a quilometragem ou o tempo da manutenção preventiva, o próprio carro agenda a revisão e informa o motorista.
Outra forma de manutenção possível com o 5G é a atualização de softwares à distância, com tecnologia OTA (over the air). Mesmo à noite, na garagem de casa, ou enquanto o carro está no estacionamento do escritório, o "upgrade" pode ser feito por Wi-Fi à distância.
Atualmente, quando há necessidade de atualização de softwares do sistema de gerenciamento do motor, o veículo tem de estar em uma concessionária e ser plugado em um computador.
Porém, nem todos os motoristas fazem as manutenções nas concessionárias e, portanto, nem todos recebem as atualizações recomendadas. Com o 5G, isso pode acabar.
O 5G trará, também, redução de emissões de gases poluentes e de efeito estufa, assim como economia de combustível de forma generalizada, uma vez que haverá possibilidade de ficar menos tempo parado em congestionamentos e semáforos, com a possibilidade de fazer percursos com maior velocidade média.
5G na indústria automotiva
O 5G também será útil nos processos de fabricação de automóveis e autopeças, uma vez que possibilita uma maior automatização das máquinas e equipamentos, que praticamente conseguirão operar de forma autônoma, com baixíssima interação humana.
Os equipamentos podem ser totalmente conectados a uma rede interna e controlados por softwares.
Assim, todo o processo fabril ganhará precisão milimétrica na qualidade dos produtos, agilidade nos setups, além de ganhos de tempo em processos de manutenção, com consequente redução de custos e aumento da produtividade.
Finalmente, existem diversas vantagens da tecnologia 5G no setor automotivo, seja para quem produz ou para quem simplesmente conduz um veículo.
5G outros benefícios
O 5G também promete ampliar a rede de cobertura. Isso garantirá que os novos sistemas dos veículos funcionem de forma mais eficiente, sem as chamadas áreas de sombra.
A meta é evitar as falhas atuais, sobretudo em regiões densamente habitadas e com maior tráfego de dados. A promessa é de que o 5G permaneça sempre estável, sem as variações de hoje para 3G, H e G.
A chegada de carros cada vez mais conectados também está criando novas oportunidades para os setores de serviços.
Como dissemos, para garantir que os carros "conversem entre si e troquem informações", a velocidade de conexão deve ser rápida. E isso só será possível com o 5G. Essa é a base do V2X, nome da comunicação do carro com semáforos, estações de emergência e empresas, entre outros, sem intervenção do motorista.
Futuro 100% conectado depende do 5G
A implantação de redes 5G é fundamental para que os sistemas de condução autônoma funcionem de forma eficiente.
Caso contrário, a atualização de mapas de trânsito, por exemplo, ficará comprometida. A possibilidade de troca de informações entre os veículos e o entorno é fundamental para reduzir os engarrafamentos, um dos maiores problemas das grandes cidades.
Os sistemas de inteligência artificial, presentes neste tipo de implementação que vem por aí, também vão depender do 5G. Em um futuro próximo, o carro poderá aprender as preferências do usuário e sugerir novos percursos, além de oferecer serviços.
Ele também será importante para a chamada Internet das Coisas. Até eletrodomésticos, como geladeiras, estarão cada vez mais conectados. O aumento da demanda requer redes de comunicação mais rápidas e eficientes.
5G no Brasil
Já mostramos diversos benefícios da nova rede móvel. Mas você deve estar se perguntando quando o 5G no Brasil vai se tornar realidade. Atualmente, nós já temos diversos smartphones compatíveis com a tecnologia por aqui.
Entretanto, para que eles funcionem de fato nas novas redes móveis, ainda falta a infraestrutura necessária para o funcionamento do 5G no Brasil. O leilão do 5G, é um item fundamental desse processo.
Após alguns adiamentos, o leilão ocorreu no dia 4 de novembro de 2021. De acordo com o edital, quatro grupos de faixas de frequências foram leiloados. São eles: 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Elas foram divididas em lotes regionais e nacionais.
As empresas interessadas em usar essas radiofrequências tiveram até o dia 27 de outubro para enviar à Anatel os documentos com suas propostas.
Após o leilão, a estimativa inicial é que as 26 capitais e o Distrito Federal já tenham cobertura 5G até julho de 2022. A Anatel tem um cronograma que prevê uma evolução da tecnologia anualmente. A expectativa é contemplar todo o Brasil até 2029.