Passeios off-road: 5 Cachoeiras para ir com sua Nissan Frontier
28/10/2021
EM Dicas
O Brasil é um país que, felizmente, tem muito espaço para que os amantes do turismo de aventura possam usar seus modelos de carro SUV 4×4 em viagens regadas a adrenalina e histórias para contar durante a vida toda.
Hoje, falaremos sobre alguns destinos para viajar pelo Brasil na sua Nissan Frontier 4×4, e se esse tipo de aventura fizer parte dos seus planos, a nossa lista será mais do que útil.
Mas lembre-se, antes de pegar a estrada, verifique as condições de sistemas essenciais para o bom funcionamento de seu Nissan. Freios, motor, câmbio, faróis, suspensão e pneus devem estar em perfeitas condições.
Atente-se também para os níveis de água e fluídos de seu veículo, que devem estar dentro da normalidade.
Além disso, leve sempre com você um GPS portátil, que pode ser muito útil em caso de emergência, outros itens como uma boa lanterna, um kit básico de ferramentas e, se couber, um galão com combustível extra.
Estar bem preparado para uma viagem para lugares inóspitos é fundamental, por mais experiência que se tenha na prática da condução fora de estrada, podemos sempre nos deparar com uma situação inusitada que exige uma boa saída.
Agora, acompanhe nosso guia prático de 5 cachoeiras para ir com sua Nissan Frontier e boa viagem!
1. Jalapão – TO
Pensar em desbravar o Jalapão e suas belezas naturais é impossível se você não estiver a bordo de um 4×4.
O Parque Estadual do Jalapão, que fica a mais ou menos 400 Km de Palmas, é um sonho de consumo para quem curte turismo de aventura sobre quatro rodas e deseja viajar pelo Brasil em 4×4.
Partindo da cidade de Ponte Alta, a 200 Km de Palmas, você terá acesso ao Jalapão através de uma rua asfaltada, mas isso acaba em breve e, a partir de então, o trajeto vai ficar com cara de rali.
Para ter mais segurança, você pode contratar os serviços de uma das várias agências de turismo que oferecem tours com guias.
Além das paisagens estonteantes, dos banhos de cachoeiras, dos cânions e chapadões em meio ao cerrado, o Jalapão tem fervedouros, que são as piscinas naturais formadas a partir de lençóis freáticos e que, por causa do movimento, deixam você flutuando o tempo todo.
Mas vá com cuidado, pois estamos falando de um lugar mal sinalizado, sem torre de celular e com estradas que só podem ser acessadas com um bom 4×4 mesmo, ideal para a sua Nissan Frontier.
Para ter mais segurança, você pode contratar um guia, e as cidades que oferecem serviços de guia são Mateiros, São Félix e Ponte Alta.
O Jalapão é lindo, mas é bruto! Esse passeio não é para quem não curte aventuras e até alguns perrengues (calor infernal, mosquitos, etc).
Agora, se você gosta de aventura e decidir encarar essa viagem, não vai ter arrependimento.
2 - Serra do Ibitipoca - Juiz de Fora, MG
O principal atrativo da Zona da Mata mineira conta com riquezas naturais impressionantes e você pode conferir os circuitos com atrações naturais, culturais e da culinária local.
Uma das atrações imperdíveis é o pico da Água da Santa, que é acessível por trekking, a cavalo ou por jeep tour.
Outro passeio imperdível é o feito ao Souza do Rio Grande, que tem a Cachoeira do Cedro, uma paisagem daquelas que a gente ama, e visita aos vilarejos como São Domingos da Bocaina e Rancharia.
O roteiro Janela do Céu por Baixo presenteia o turista com cachoeiras, trilhas em trecho de mata preservada e uma vista de cair o queixo.
3 - Chapada Diamantina - BA
Tem muito o que fazer na maravilhosa Chapada Diamantina, que fica no coração da Bahia.
Tudo vai depender do tempo que você tem disponível, e é mais do que recomendado que você esteja na sua Nissan Frontier 4×4 para explorar esse paraíso.
Não deixe de conhecer o Morro do Pai Inácio, cujo acesso é feito a pé, com 20 minutos de uma caminhada bem tranquila – é sempre bom se movimentar um pouco depois de dirigir.
Outra parada obrigatória é a Fazenda Pratinha, que tem duas grutas espetaculares. Ela está em uma propriedade particular que conta com restaurante e banheiros para os turistas.
A região da Chapada Diamantina tem 42 Km de cavernas com grutas fascinantes, como a Gruta Lapa Doce, com uma trilha interna de 2,5 Km.
Você também não pode deixar de conhecer a maior cachoeira do país.
Com 380 metros de queda, a Cachoeira da Fumaça é um dos pontos fortes desse paraíso baiano.
Depois, faça uma parada no famoso Poço Azul, em Nova Redenção. Pode ter certeza de que mergulhar nessa maravilha da natureza será um dos momentos mais fantásticos da sua vida. O local tem estrutura para receber turistas, com restaurante e banheiros.
4 - Chapada dos Guimarães - MT
No distrito de Água Fria, na região da Chapada dos Guimarães você encontra a Cachoeira do Pingador, que com seus 12 metros de altura, é uma das mais bonitas da chapada, pois suas águas cristalinas formam uma piscina natural.
A cachoeira fica na estrada de terra que liga Chapada ao distrito de Água Fria. Quem faz esse roteiro é uma parada obrigatória para conhecer a cachoeira, que fica dentro da propriedade de um senhor hospitaleiro Durvalino da Mata.
Só é possível entrar com guia credenciado que você pode contratar facilmente na cidade.
A Cachoeira do Pingador possui 12 metros de altura e é uma das mais bonitas da Chapada dos Guimarães.
A água é cristalina e forma-se uma piscina natural abaixo da queda onde é possível nadar.
As margens são de areia fina, que parece uma praia. Um lugar perfeito para famílias com crianças, pois não é funda.
A Cachoeira do Pingador fica em um paredão negativo, ou seja, é possível passar andando por trás dela sem se molhar.
São poucas as cachoeiras no Brasil e no mundo que isso é possível de ser feito. É lindo e diferente.
Além da Cachoeira do Pingador, outra parada obrigatória para quem vai à Chapada dos Guimarães é a Cachoeira Véu de Noiva.
O caminho possui muitos trechos off-road nos quais os recursos de fora de estrada, segurança e novas tecnologias da Nissan Frontier serão necessários.
Formada pelas águas do Rio Coxipó, a cachoeira possui 86 metros de altura e é cercada por paredões de arenito em um vale em forma de ferradura.
Cartão postal da Chapada dos Guimarães, além da cachoeira, o vale e as escarpas do morro dão ainda mais beleza ao local.
Nos paredões, é possível encontrar ninhos de araras vermelhas, que sobrevoam a queda d'água com frequência, criando um belo espetáculo visual para os visitantes.
Infelizmente esse momento não tem hora para acontecer. É preciso sorte! As revoadas acontecem normalmente bem cedo ou no fim do dia. Anote essa dica.
5 - Serra da Canastra - Minas Gerais
Muito mais do que produtores de queijos premiados, a Serra da Canastra, em Minas Gerais, reúne uma série de trilhas e cachoeiras de cair o queixo.
As cidades de São João Batista da Glória e São Roque de Minas, próximas ao Parque Nacional da Serra da Canastra, reúnem paisagens deslumbrantes e um ambiente mais do que acolhedor.
Há passeios guiados pelas trilhas off-road por todo o Parque e estão disponíveis de forma fácil.
Gostou da nossa lista? Esperamos que você inicie o planejamento da sua viagem o quanto antes e se divirta muito!
Não esqueça de passar na Carbel Japão antes, para verificar o bom funcionamento da sua Nissan Frontier!