Pneus 4×4: entenda a diferença entre On Road e Off Road aqui!
25/10/2022
EM Curiosidades
Você é daqueles condutores que julgam que pneu é sempre a mesma coisa? Saiba que essa interpretação é completamente equivocada. Afinal de contas, colocar qualquer pneu no seu carro pode causar grandes problemas na dirigibilidade e na segurança.
Enquanto os veículos 4×4 possuem tração nas quatro rodas, o mesmo não pode ser dito sobre os 2×4. Mesmo assim, os pneus off-road podem estar presentes em ambos tipos. O que determina o terreno onde o veículo irá trafegar não é apenas o tipo de pneu, mas também a tração.
No caso dos carros 4×4, a tração promove rendimento, estabilidade e segurança melhoradas, isso dentro e fora da estrada. Ou seja, mesmo que você tenha interesse em adquirir um 4X4 para andar pela cidade, poderá experimentar algumas das melhores funcionalidades do veículo.
Já os carros de passeio podem aproveitar os pneus off-road para trafegar em vias mais íngremes ou com algum barro. Nada acidentado demais, é claro, mas já melhora bastante a performance do veículo fora das estradas pavimentadas e bem cuidadas.
Trouxemos neste post algumas informações cruciais a respeito dos pneus 4×4.
A partir das informações deixadas aqui, você poderá ponderar melhor na hora de escolher o pneu que se adequa ao seu estilo de vida. Vamos lá?
Diferenças entre pneus 4×4 e onde são indicados para uso
Em primeiro lugar, quando você se submete a trocar o pneu original do seu veículo é imprescindível saber onde irá andar mais. Ou seja, na terra ou no asfalto, por exemplo.
Essa primeira consideração vai te ajudar a pensar nas características fundamentais, como tração, conforto, estabilidade na direção e melhor desempenho.
Sendo assim, uma vez estabelecido o local onde seu veículo vai circular mais, você já poderá partir para a escolha do tipo de pneu.
Dessa maneira, é importante ressaltar que pneus A/T (All Terrain) são indicados para pessoas que praticam trajetos 50% no asfalto e 50% em terra, enquanto os M/T (Mud Terrain) são recomendados para trajetos com 70% em terra e 30% em asfalto.
Assim, para facilitar a opção pelo modelo de pneu que mais atende ao seu perfil, na sequência, separamos as diferenças entre os pneus on-road e off-road, dois modelos de pneus 4×4. Confira!
Pneus On Road
Os pneus On Road são conhecidos como pneus H/T (Highway Terrain). Foram desenvolvidos com o objetivo de atender pessoas que praticam predominantemente trajetos no asfalto.
Eles possuem sulcos menores, o que melhora o escoamento da água. Por consequência, essa característica reduz a possibilidade de aquaplanagem em quase 100% e aumenta a aderência com o solo.
Uma curiosidade sobre os pneus On Road é que, em geral, eles são os pneus mais escolhidos pelas montadoras para carros de passeio.
A justificativa para isso cabe ao fato de possuírem atributos opostos aos Off Road, entendidos como pneus para quem gosta de fazer trilhas.
Pneus Off Road
Como já adiantamos, os pneus Off Road, dentre os pneus 4×4, são designados como os mais esportivos. Isso é, verdadeiramente pensado para quem gosta e, geralmente, se encontra em terrenos arenosos, pedregosos ou com muita lama. Não só para finalidades esportivas mas também para quem trabalha na área rural.
Por conta disso, são classificados como M/T (Mud Terrain).
A tecnologia implementada nesse modelo de pneu possui sulcos largos e maior banda de rodagem. Contudo, a atenção deve ser voltada para calibragem correta, que deve considerar o terreno a ser explorado. Assim, você conseguirá a eficiência que precisa.
Usar os pneus Off Road no asfalto pode aumentar o consumo de combustível do seu veículo e diminuir a vida útil do pneu, na medida em que ele pode superaquecer.
Confira abaixo algumas classificações de pneus em numeração.
-
Pneu de estrada (80/20)
Esse pneu apresenta carcaça mais leve e sua banda de rodagem é desenhada de forma a escoar a água de uma maneira bastante específica, resultando em maior conforto e performance no asfalto.
-
Pneu misto (50/50)
Este pneu serve tanto para a estrada quanto para o campo. Ele é mais robusto que o de estrada, com parede lateral reforçada e um desenho mais agressivo. Geralmente possui código M+S (mud and snow), o que significa que o pode ser usado tanto na lama quanto na neve.
-
Pneu de campo (20/80)
Com carcaça rígida, paredes laterais bem reforçadas e sulcos de grande profundidade, este tipo de pneu proporciona boa aderência em terrenos irregulares.
Qualidade do pneu 4×4
Ao comprar um novo pneu, lembre-se sempre de verificar as opções de 4×4 indicadas no manual do fabricante e, para que não haja danos ao veículo, escolha pneus originais e de qualidade, que sejam aptos a suportar a carga e transitar sem risco de desgaste precoce e possíveis acidentes.
Atenção!
Em veículos off-road 4×4, os quatro pneus devem ser trocados ao mesmo tempo, a não ser que um deles seja danificado e precisar de troca por estepe.
Está a procura do modelo 4x4 ideal que seja referência no quesito performance off-road? Conheça a nova Nissan Frontier!