Regras para uso da cadeirinha: Veja qual equipamento é ideal
11/10/2021
EM Informação
Que há regras para uso da cadeirinha para o transporte de crianças, todo mundo já sabe. Desde 2008, é obrigatório o uso de sistemas de retenção de acordo com a idade do passageiro.
Porém, em 2021, começaram a valer novas regras para o transporte de passageiros menores de 10 anos em automóveis, agora levando em conta, além das faixas etárias, o peso e a altura da criança.
A Resolução 819/2021 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada em 17 de março de 2021, regulamenta como infração gravíssima, multa de R$293,47, sete pontos no prontuário do condutor e retenção do veículo para quem descumprir as regras.
Importância da cadeirinha no transporte das crianças
Utilizar equipamentos de retenção (cadeirinhas) no transporte de crianças reduz risco de ferimentos graves e morte em caso de batida ou freada repentina.
Parece óbvio, mas parte da população ainda negligencia essa necessidade, assim como o uso de cinto de segurança para os demais ocupantes do veículo.
De acordo com estudos internacionais, o uso da cadeirinha reduz em até 71% o risco de morte infantil em caso de acidentes de trânsito como ocupantes de veículos.
Por isso, o acessório é indispensável para transportar a criança com segurança, desde a saída da maternidade.
Mas afinal, quais são as regras para o uso da cadeirinha e qual o equipamento ideal?
Regras para o uso da cadeirinha e equipamento ideal
Os equipamentos são comercializados de acordo com o limite de peso e a idade da criança.
Por isso, antes de comprar, é ideal que coloquem a criança na cadeirinha e fixe-a com o cinto do próprio acessório para ter certeza de que está adequado.
É importante também seguir as recomendações do fabricante na hora de fixar a cadeirinha ao veículo. Uma fixação mal feita pode prejudicar a proteção da criança.
Veja a seguir o equipamento ideal a ser usado de acordo com a idade, peso e altura da criança:
Crianças com até 1 ano ou com peso de até 13 Kg
Obrigatório o uso do bebê conforto ou conversível, que deve ser instalado de costas para o movimento do carro. O equipamento é fixado por meio do cinto de segurança do banco traseiro e a criança fica presa às alças do bebê conforto.
Crianças acima de 1 ano até 4 anos ou com peso entre 9 e 18 Kg
Cadeira de segurança, ou "cadeirinha".
A criança fica sentada para frente, como os demais ocupantes do veículo e também fica presa por meio das tiras de retenção do equipamento (sistema de cinco pontos).
Crianças com idade superior a 4 anos e inferior a 7,5 anos, entre 15 a 36 Kg com até 1,45m de altura
Neste caso, deve-se usar o assento de elevação para que a criança seja presa ao cinto de segurança do próprio veículo.
Crianças com idade superior a 7,5 anos e acima de 1,45m de altura
Pode ser transportada apenas no banco traseiro, sem auxílio de equipamento, diretamente com o cinto do assento do veículo.
Transporte coletivo de crianças
De acordo com a Resolução 819/2021 do Contran, as regras citadas acima não se aplicam aos veículos de transporte coletivo, transporte remunerado individual (Uber/Táxi) e veículos escolares.
Tipos de fixação das cadeirinhas
Existem dois principais tipos de fixação da cadeirinha no veículo, e eles devem ser escolhidos de acordo com a disponibilidade do carro e também do valor investido.
Cinto de segurança
Mais comuns e presentes no mercado há anos, as cadeirinhas fixadas por meio do cinto de segurança possuem seções por onde o cinto do veículo deve ser passado para que ela fique presa ao banco do carro.
Apesar de mais barato, a instalação desse tipo de cadeirinha costuma ser bastante trabalhosa e não indicada para quem precisa colocar e retirar o equipamento várias vezes do carro.
Além disso, uma instalação com cintos frouxos ou fora dos encaixes da cadeirinha pode prejudicar a segurança da criança.
Isofix
Mais prático e presente na maioria dos carros modernos, o isofix é um sistema que faz com que a cadeirinha seja plugada diretamente no carro. Os encaixes são pequenos e costumam ficar próximos dos encaixes inferiores dos cintos de segurança no banco traseiro.
Os principais diferenciais são a praticidade e a segurança, já que a cadeirinha pode ser instalada e removida em apenas um clique, pois os encaixes são soldados diretamente na carroceria do veículo.
O Nissan Kicks, por exemplo, oferece a tecnologia Isofix, trazendo muito mais segurança e conforto para o transporte de crianças.
Você sabia que escolher uma cadeirinha para criança e conhecer todas as regras aplicadas a elas tinha tantos detalhes?
Compartilhe este conteúdo e ajude a informar os seus amigos também!