Tecnologia e-power Nissan: Confira os benefícios
08/09/2022
EM Informação
A Nissan confirmou na última semana de agosto, durante a Innovation Week, que vai lançar o sistema e-Power na América do Sul em 2023.
Após chegar ao México, a tecnologia e-power promete revolucionar o mercado de veículos eletrificados. Como maior mercado da região, o Brasil evidentemente terá a tecnologia em breve.
O primeiro modelo a ganhar o sistema híbrido será o SUV compacto Kicks, que já está à venda no México, o Kicks e-Power deve desembarcar aqui no ano que vem com o conjunto híbrido já convertido a flex, para beber etanol.
Nada mais natural que o modelo seja nacionalizado, afinal, o SUV é atualmente o único carro em produção na fábrica da Nissan em Resende (RJ).
Híbrido com motor de tração elétrica
A Nissan vê um longo caminho até o fim da produção de veículos com motores a combustão no mundo. Por isso, a marca japonesa aposta que a eletrificação terá início pelos carros híbridos, principalmente em países menos desenvolvidos, como o Brasil.
Com base nisso, a marca vai atuar no Brasil "impulsionando o caminho para a eletrificação", diz Ricardo Flammini, vice-presidente de marketing, vendas e pós-venda da Nissan América do Sul.
O executivo fez um discurso no evento Innovation Week. Para a marca, a chegada do e-Power e a disponibilidade de elétricos puros na gama, caso do Leaf, caminham lado a lado na estratégia de eletrificação, mas buscam públicos bem diferentes.
Como funciona a tecnologia e-Power?
Assim como outras fabricantes de veículos, a Nissan vai iniciar a transição de matriz energética no Brasil pela "hibridização".
Por isso, a japonesa anuncia a tecnologia e-Power. Nela, basicamente, o veículo é impulsionado por um motor 100% elétrico alimentado por uma pequena bateria.
Essa, por sua vez, tem como fonte de energia um motor a combustão interna, que não traciona o carro. Para garantir menos emissões, poderá abastecer com etanol.
Dessa forma, será um híbrido flex de "zero emissão". "O gás carbônico que sai pelo escapamento (após o sistema retirar o hidrogênio do etanol e, com ele, gerar eletricidade) é compensado pela cana-de-açúcar", explica Ricardo Abe, gerente sênior de engenharia de desenvolvimento de produto da Nissan do Brasil e de mercado da Nissan América do Sul.
De acordo com testes da montadora, a autonomia com 30 litros de etanol passa dos 600 km (média de 20 km/l).
O sistema e-Power é composto por um motor tricilíndrico de 1,2 litro a gasolina de 79 cv, que aqui será flex e poderá ficar mais potente com o uso do etanol.
Esse combustível servirá apenas para gerar energia e alimentar a bateria de 2,06 kWh. É ela que alimenta o motor elétrico instalado no eixo dianteiro e responsável por mover o carro. Ou seja, é um elétrico sem recarga externa, que dispensa o carregamento em tomadas e eletropostos.
Com a recente atualização, o conjunto híbrido da Nissan passou a gerar 134 cv de potência. Assim, promete melhorar o desempenho do Kicks 1.6 flex aspirado de 114 cv à venda no Brasil.
Já em relação ao torque, surpresa positiva. São 28,5 mkgf contra 15,5 mkgf. Ou seja, o Kicks e-Power terá um desempenho bem maior que o motor a combustão.
Tal como no Leaf, o Kicks e-Power terá a tecnologia e-Pedal, que permite dirigir apenas com o pedal do acelerador. Neste caso, ele atua como acelerador e freio, e inicia a desaceleração conforme o motorista libera o pedal.
Além de simplificar a condução, o sistema ajuda a recuperar energia e, consequentemente, reduz o consumo de etanol.
Mais detalhes Nissan e-POWER
O Nissan e-POWER é uma exclusiva tecnologia eletrificada, que proporciona uma experiência de condução na cidade mais eficiente e silenciosa, sem necessidade de carregamento.
Uma tecnologia exclusiva da Nissan, o e-POWER combina um motor a gasolina, que carrega a bateria e um motor elétrico, que faz mover as rodas.
Comporta-se de forma semelhante a um veículo elétrico, reduzindo as emissões e custos de circulação, mas uma vez que não precisa ligá-lo à tomada, não há nenhuma mudança nos seus hábitos de condução.
Além do motor de combustão, o e-POWER também usa travagem regenerativa para ajudar a manter a bateria carregada.
-
Alimentando a gasolina conduzido de forma elétrica;
-
Carregamentos em movimento;
-
Recicla energia da travagem;
-
Recicla energia da travagem regenerativa.
A fricção causada pela travagem produz energia e o e-POWER não a desperdiça. O sistema de travagem regenerativa converte a energia e devolve-a à bateria, melhorando a eficiência energética.
Benefícios de ter um carro com a tecnologia e-POWER
Mais sensível e suave com o ambiente
Com uma capacidade de aceleração rápida, torna-se capaz de ultrapassar outros veículos em intervalos criados pelo trânsito lento na cidade e com um motor elétrico silencioso, terá total controle mesmo em cenários de condução mais desafiantes.
Condução ágil
Com as rodas alimentadas por um motor elétrico, terá o mesmo binário instantâneo e aceleração suave que os proprietários de veículos elétricos adoram. O e-Pedal está disponível sempre que estiver com vontade de uma condução mais simples e divertida.
Silencioso e relaxante
O motor elétrico funciona silenciosamente e, combinado com o motor a gasolina, produz emissões mínimas, por isso, conduzir um e-POWER é uma experiência serena e agradável.
Sem preocupações com a autonomia
O e-POWER ultrapassa as barreiras iniciais que muitas pessoas têm com os veículos elétricos. Uma vez que a bateria mantém-se carregada pelo motor a gasolina, pode-se iniciar viagens longas sem a preocupação de ficar sem carga. Basta reabastecer numa estação de serviço e regressar tranquilamente à estrada.
Menores custos de utilização
Com o e-POWER, pode ir muito mais longe com um tanque cheio porque o motor a gasolina apenas é usado de forma eficiente para ir carregando a bateria elétrica. A bateria também é parcialmente carregada com a energia produzida durante as travagens, o que significa maior poupança a longo prazo.
Forma relaxante de conduzir
Com apenas um clique, pode ativar o e-Pedal Step: um único pedal para acelerar e travar. O e-Pedal Step elimina a necessidade entre dois pedais no para-arranca, ou em subidas. Combine isto com o motor silencioso e irá sentir-se geralmente com mais controle e relaxado atrás do volante.
A ansiedade bateu para dirigir um Nissan com tecnologia e-power? Acompanhe nosso blog para se atualizar das novidades da Nissan.