Ar-condicionado automotivo: 5 dicas de manutenção e cuidados do dia a dia

Ar-condicionado automotivo: 5 dicas de manutenção e cuidados do dia a dia

O calor predominante do nosso país tropical torna o ar-condicionado automotivo um item obrigatório em veículos que visam o conforto dos proprietários. 

Entretanto, o uso em excesso e sem os cuidados necessários podem ocasionar falhas no ar-condicionado automotivo. Além de correr riscos de quebrar, o aparelho se torna um inimigo de nossa saúde e sistema respiratório.

Confira nossas dicas para cuidar do aparelho e mantenha o interior de seu automóvel com o conforto térmico ideal.

A importância dos cuidados com o ar-condicionado automotivo

O ar-condicionado automotivo, além de proporcionar todo o conforto que os passageiros necessitam, especialmente em dias de muito calor, também é algo que pode impactar de forma negativa na saúde das pessoas.

Afinal, todo o ar respirado pelas pessoas que estão dentro do veículo é bombardeado pelo que está sendo expelido no sistema de ar-condicionado do carro. Nesse sentido, é fundamental garantir que ele esteja devidamente limpo e puro para que possa ser “respirado”.

A manutenção do ar-condicionado automotivo proporciona a segurança de todo o sistema, evitando a manutenção, bem como resguarda a saúde dos demais ocupantes do veículo.

Confira abaixo algumas dicas de manutenção e cuidados no dia a dia que você deve ter com o ar-condicionado do seu carro.

Cuidados com o ar-condicionado visando melhor desempenho

Nos carros de luxo, o ar-condicionado é um item obrigatório, presente na totalidade dos modelos comercializados. Mesmo que ele possua alta tecnologia para oferecer o melhor a seus clientes, isso não exime a tomada de cuidados.

Além de evitarem panes, eles garantirão a adequada qualidade do ar que passa pelo aparelho, evitando o surgimento de problemas respiratórios. 

Além da saúde do proprietário e das pessoas que ele carrega no carro, também tem a questão da manutenção, não somente no aparelho de ar-condicionado, mas, em toda a mecânica do veículo.

Problemas nesse equipamento podem gerar grandes custos para reparo no próprio sistema e em outras partes do carro. 

Por exemplo, a falta de manutenção pode prejudicar a bateria do veículo. 

Os cuidados preventivos com o ar-condicionado automotivo evitam custos com manutenção no veículo, bem como protege você e sua família ou amigos que utilizam o carro. Portanto, não descuide desse aspecto.

1 - Tenha atenção ao filtro de pólen

O filtro de pólen é fundamental para garantir a qualidade do ar interno de seu veículo. É ele o responsável por bloquear a entrada de resíduos e odores existentes no ar que entra em seu carro. 

Caso esteja coberto de sujeiras, será incapaz de exercer essa função. Resultado: ar interno de baixa qualidade e prejudicial à saúde.

Fique atento à limpeza e realize a troca periódica do filtro de pólen, especialmente se há histórico de rinites e alergias. 

Além disso, um filtro sujo exigirá mais do aparelho, prejudicando seu desempenho e aumentando o desgaste.

2 - Evite acionar a recirculação de ar constantemente

A recirculação de ar é uma medida que contribui para baixar a temperatura interna com maior rapidez. Afinal, em vez do aparelho resfriar o ar quente do exterior, trabalhará com aquele que já passou pelo sistema.

Utilizar essa função em demasia, porém, impede a renovação do ar interior, tornando-o mais prejudicial à saúde.

3 - Desligue o ar-condicionado antes de ligar o carro

Mais do que conservar o aparelho, essa dica é importante para conservar a bateria de seu carro. Quando o ar-condicionado está ligado, o veículo demandará um maior consumo de energia para dar a partida.

Desligar esse sistema pode fazer uma enorme diferença no consumo de energia da sua bateria.

O resultado dessa prática é uma maior sobrecarga da bateria diminuindo a vida útil, consequentemente, o ar-condicionado automotivo geraria um custo em outra parte do carro sem que você perceba. Portanto, tenha atenção a isso.

4 - Faça a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é, sem dúvidas, a melhor forma de aumentar a vida útil de seu carro e reduzir a ocorrência de problemas. Respeite o período de manutenção de seu ar-condicionado automotivo, levando o veículo a oficinas especializadas.

O ideal é que semestralmente seja realizada a higienização do sistema do ar-condicionado, bem como a troca de componentes, como o filtro. 

Além de evitar desconfortos à saúde, a medida ainda garante o melhor desempenho dos aparelhos.

5 - Tenha cuidado com a exposição solar

Outro ponto importante a ser destacado é o cuidado com a exposição solar. Isso porque, com o painel quente, especialmente em veículos que têm essa parte revestida em couro, demora-se muito tempo para chegar a sua temperatura natural.

Logo, as partes quentes emitem um calor que precisa ser vencido pelo sistema de ar-condicionado até ele conseguir abaixar a temperatura até o nível desejado pelo condutor. 

Sendo assim, não é interessante entrar no carro e ligar imediatamente o ar-condicionado acreditando que ele será eficiente nos primeiros minutos.

6 - Tenha atenção a ruídos e barulhos estranhos

Quando o corpo humano está com algum problema ele emite vários sinais, certo? Dores, febre, coriza e outras respostas são sintomas de que algo não está funcionando bem no nosso organismo e procurar um médico especializado é a melhor alternativa.

Com o ar-condicionado automotivo e o veículo como um todo funciona, basicamente, da mesma forma. As diferenças, portanto, é que os sintomas são barulhos, ruídos e o profissional a ser buscado é o mecânico.

Portanto, se você notar algum barulho estranho vindo do sistema de ar-condicionado, deve procurar uma oficina especializada o quanto antes. 

Em muitos casos, isso pode ser um problema simples de ser resolvido, em outros, algo mais complexo, sendo assim, não dê margem para sorte.

Seguindo essas dicas, seu ar-condicionado automotivo trabalhará sempre a favor de seu conforto térmico e da sua saúde, sem abrir mão do melhor desempenho.

Mas lembre-se, é muito importante procurar um profissional de confiança para fazer a revisão e manutenção do ar-condicionado automotivo, combinado?

Voltar