Câmbio CVT: como funciona e quais as vantagens?
22/09/2021
EM Informação
Você já deve ter escutado por aí sobre o câmbio CVT, talvez esteja até cogitando comprar um carro com essa tecnologia.
Por isso, trouxemos para você este conteúdo que explica tudo o que você precisa saber sobre o câmbio CVT, como funciona e quais as vantagens.
O que é câmbio CVT?
Transmissão continuamente variável, ou do inglês “Continuously Variable Transmission", é uma tecnologia que permite a troca de marchas de forma progressiva.
Mas o câmbio automático tradicional não é a mesma coisa? Não. O câmbio CVT é uma opção para o câmbio automático.
Há três diferentes formas de câmbio sem a necessidade do motorista usar uma embreagem: câmbio automatizado, câmbio automático e o câmbio CVT.
A diferença entre câmbios automatizados e automáticos é que no automático, existe mais suavidade entre a troca de marchas, uma vez que o conversor de torque conta com um acoplamento fluido.
Já o automatizado, conta com um leve tranco entre as trocas de marchas, pois ocorre uma breve desaceleração e rápida aceleração quando há o acoplamento da embreagem.
O câmbio CVT é ainda mais confortável que o câmbio automático, favorecendo um funcionamento suave e ideal do motor.
O câmbio continuamente variável (CVT) é um câmbio que não tem marchas, por isso, o carro acelera de forma gradual o tempo todo, como se tivesse apenas uma marcha, o que garante uma dirigibilidade sem trancos ou oscilações bruscas de rotação, trazendo uma condução mais confortável no dia a dia.
Como funciona o câmbio CVT?
O câmbio CVT é constituído por duas polias de abertura variável, assim como cintas duplas de aço, permitindo uma variação infinita de relações entre elas.
Recentemente as montadoras adotaram simulações de marcha com mudanças mais profundas na variação das polias para que o condutor tenha a sensação de estar num carro com marchas, o que é totalmente falso.
Dessa forma, como a troca de marchas é linear, um carro pode chegar a 80 km/h mantendo 1.500 rpm desde a saída, por exemplo.
Na realidade, existem programações básicas que podem ser adicionadas ao câmbio. Hoje, por exemplo, encontramos a programação de variação no CVT que simula marchas.
A Nissan, por exemplo, criou o câmbio CVT Xtronic, que é constituído por duas polias de diâmetro variável, ligadas por uma correia metálica, sendo que a Primária (conhecida como condutora) recebe o torque do motor e a Secundária (ou conduzida) o transmite ao diferencial.
Cada polia tem dois cones que se afastam ou se aproximam, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a correia, elevando ou reduzindo a velocidade do carro de acordo com as demandas do pedal do acelerador.
Dessa forma, Xtronic CVT da Nissan apresenta uma infinidade de marchas entre as menores e maiores relações.
Separamos um vídeo exclusivo que explica um pouco mais sobre essa tecnologia da Nissan, e como o câmbio CVT Xtronic se diferencia de câmbios automáticos tradicionais.
Leia também: Carros da Nissan: Tecnologia Incomparável
Benefícios do Câmbio CVT
Condução do carro mais suave e confortável
Como seu próprio nome já diz, “transmissão continuamente variável”, sem marchas e com uma variação quase infinita de relações de transmissão, de acordo com as rotações do motor, não há subida repentina de rotações ao se pisar no acelerador, eliminando os engasgos e trancos do motor.
Dessa forma, a condução do veículo se torna muito mais suave e confortável.
Maior economia de combustível
O sistema de transmissão CVT foi projetado para funcionar com foco na eficiência energética, proporcionando assim maior economia de combustível.
Tudo é regulado pelo pedal do acelerador, ou seja, o câmbio sempre busca a entrega de torque adequada para aquela velocidade.
Então o consumo de combustível vai depender da condução do veículo e também se as revisões programadas e manutenção no sistema CVT é feita regularmente, conforme indicação do fabricante, pois isso auxilia no funcionamento correto do sistema.
Além desses benefícios, o câmbio CVT é o queridinho das montadoras, por ser mais fácil de construir. Já para o dono do veículo, também tem a vantagem de ser um sistema seguro e durável, com vida útil em média de 300.000 km rodados, quando as manutenções são feitas regularmente.
O câmbio CVT pode ser encontrado na maioria dos carros da Nissan, exceto o Nissan Frontier.
Confira em nosso site todos os modelos e versões da Nissan, garantimos a melhor negociação para você sair de Nissan 0km com câmbio CVT!
Gostou? Compartilhe o conteúdo com seus amigos!