Carro automático: mitos e verdades do câmbio automático
17/02/2022
EM Curiosidades
O câmbio automático tem sido um sonho de consumo para alguns condutores, enquanto outros defendem o câmbio manual com unhas e dentes.
Seja na internet, no jantar de família, entre amigos ou até em algumas oficinas, circulam muitas afirmações sobre o funcionamento do câmbio automático que nem sempre correspondem à verdade e deixam o consumidor de cabelo em pé.
Por isso, separamos algumas questões mais comentadas a respeito desse tipo de transmissão para esclarecer, de uma vez por todas, o que é mito e o que é verdade.
Continue a leitura!
Vantagens do câmbio automático
Antes de qualquer coisa, vale ressaltar as vantagens do câmbio automático, principalmente por haver um grande número de carros mais recentes que contam com câmbio automático, sendo eles os favoritos de compra mesmo com um preço muitas vezes mais elevado do que os carros de câmbio manual.
A razão disso são as vantagens que o câmbio automático traz, comparado ao manual. Por exemplo, o câmbio automático tende a garantir mais conforto para o motorista, em especial em viagens longas, pois não será necessário realizar a troca de marchas.
Além disso, o câmbio automático tende a dar menos manutenção ou prejuízos, enquanto como manual traz riscos ao sistema de embreagem, o automático não oferece nada parecido e torna a condução bem mais simples.
Mitos e verdades sobre o câmbio automático
Agora que já vimos as vantagens, separamos alguns mitos e verdades que correm por aí sobre os carros automáticos. Vamos conferir:
Carro automático gasta mais combustível
Mito: Os carros automáticos do passado gastavam mais combustíveis, de fato. Isso acontecia, pois antigamente o sistema automatizado de câmbio realizava a troca de marcha em alta rotação do motor, gastando mais combustível.
Hoje, a tecnologia teve grandes avanços e as marchas são trocadas em baixa rotatividade, por fim, economizando combustível.
Trocas de marcha são mais rápidas com o câmbio automático
Verdade: As trocas de marcha acontecem de forma mais rápida nos câmbios automáticos. Muitas vezes, a troca é comparada aos câmbios dos carros esportivos, de embreagem dupla.
Câmbio automático gera mais manutenção
Mito: Como dissemos, enquanto o câmbio manual pode gerar desgaste de embreagem, o câmbio automático não tem esse problema, ajudando o condutor a economizar em possíveis reparações.
Câmbio automático gera desgaste de freios
Mito: Mais um mito sobre câmbios automáticos. Qualquer carro quando está com o sistema de câmbio acionado, precisa apertar o freio quando parado para manter o carro no lugar.
Esse esforço não gera desgaste, e é uma medida comum para todos os veículos.
Câmbio automático tem maior vida útil
Verdade: Por se tratar de um sistema automatizado, este tipo de câmbio identifica as rotações exatas para realizar a troca de marcha, evitando o desgaste do sistema de embreagem, diminuindo as trocas e manutenções reparadoras.
Dessa forma, se estende a vida útil do veículo.
Ao tirar o pé do freio, o carro já começa a andar.
Verdade: Quando colocado na posição D, mesmo sem acelerar, o carro já começa a andar e por isso merece um cuidado maior do condutor. Contudo, pode ser de grande ajuda em congestionamentos ao estilo “anda e pára" das grandes cidades, pois o carro se movimenta muito lentamente.
Em paradas, como um semáforo, o correto é mudar para a posição N.
Mito: a grande diferença do câmbio automático é que o motorista só tem que acelerar e frear, sem precisar tirar as mãos do volante.
Isso vale também para os momentos de parada. Todo o sistema é preparado para manter o veículo em D, mesmo parado, sem nenhum tipo de desgaste anormal.
Se é automático, não precisa usar o freio de estacionamento.
Mito: a posição P da alavanca do câmbio automático aciona uma trava mecânica que impede que as rodas de tração girem.
Porém, ela não substitui o freio de estacionamento. Não utilizá-lo pode provocar desgastes no câmbio e levar a quebras – e, por consequência, acidentes.
A transmissão automática, além de oferecer mais conforto, também traz esportividade.
Verdade: alguns automáticos, como o novo Ford Ka, apresentam a opção de troca manual de marchas ou a opção S, de “sport”, que estica as trocas de marcha, ampliando a utilização da potência e do torque do motor, e dá uma maior sensação de esportividade.
Agora que você já sabe os mitos e as verdades sobre o câmbio automático, você já está pronto para escolher o seu modelo ideal!
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