Carro por assinatura vale a pena?
26/01/2023
EM Informação
Os serviços de carro por assinatura são cada vez mais numerosos porque a relação das pessoas com o automóvel tem mudado: A posse está dando lugar ao uso.
Nas grandes cidades, cada vez mais deslocamentos são feitos por táxis e aplicativos de transporte, reduzindo a necessidade de ter um carro na garagem, ou, pelo menos, o segundo carro.
E, mesmo quando querem ter esse carro na garagem, muitos consumidores têm estabelecido outra relação com ele, que não envolve a compra.
O carro por assinatura é a nova opção adotada por parte dos consumidores que buscam fugir não apenas dos custos fixos de se ter um automóvel, como seguro, impostos, revisões obrigatórias, etc, mas, também, da burocracia e do trabalho que dá contratar esses serviços, manter as contas em dia e tudo mais.
Depois, ainda tem a demanda de vender o carro, o que acaba envolvendo mais trabalho e burocracia, além de negociações e depreciação, entre outros “inconvenientes”.
De olho nesse movimento, montadoras e locadoras agora apostam forte na “assinatura” de veículos. Já são pelo menos 13 empresas oferecendo esse tipo de serviço no Brasil.
Em teoria, em vez de gastar um dinheirão comprando um zero-quilômetro à vista, ou dando a entrada em um financiamento, você tem o mesmo carro sem nada disso – simplesmente precisa pagar uma mensalidade para usá-lo.
Confira abaixo mais detalhes sobre carro por assinatura e se realmente compensa utilizar esse serviço.
O que é carro por assinatura?
Na verdade, a assinatura nada mais é que um tipo especial de aluguel. As principais diferenças em relação ao aluguel tradicional aparecem no fato de o carro sempre ser zero-quilômetro, de haver um contrato com prazo pré-definido, que varia 12 a 48 meses, e na definição de um valor fixo mensal que será pago pelo cliente, assim como uma franquia de quilometragem máxima.
Os carros disponíveis vão de populares a modelos de luxo, esportivos e picapes, além de (ainda poucos) híbridos e elétricos. Condições e opções de prazos variam bastante, assim como a cobertura territorial. Alguns serviços oferecem, ainda, opção de carros equipados com blindagem.
Vantagens do carro por assinatura
A principal vantagem está na praticidade. Você assina o contrato e pega o carro na concessionária, ou até pode ter a opção de recebê-lo em casa.
Não é preciso se preocupar com transferência, emplacamento, contratação de seguro, pagamento de IPVA, declaração de Imposto de Renda. Está tudo pronto para você apenas usar..
As revisões obrigatórias também estão incluídas, assim como socorro 24 horas, e serviços emergenciais para casa, como encanador e chaveiro.
No fim, sua única despesa, fora a da própria assinatura, será com gasolina, um eventual pneu furado ou a franquia do seguro em caso de acidentes.
É importante saber que nem todos os serviços de carro por assinatura incluem todas as despesas. Por isso, confira tudo antes de fechar o contrato.
Por fim, quando for trocar de carro, você não precisa se preocupar em vender o seu usado. O carro por assinatura é um jeito prático de ter sempre um carro novinho na garagem.
No final do contrato, dependendo do serviço que foi contratado, você simplesmente devolve o carro e, se desejar, faz a assinatura de outro. Alguns dos serviços de assinatura ainda permitem que você compre o carro.
Desvantagens do carro por assinatura
Claro que toda essa praticidade tem seu custo. Mesmo considerando os atuais preços dos carros zero-quilômetro no Brasil, o custo das assinaturas é elevado, e é preciso fazer bem as contas para ver se vale a pena financeiramente.
No final do contrato, você não tem bem nenhum para vender, enquanto o carro que é comprado do “modo tradicional” pode ser revendido e o seu valor aplicado na compra de um novo modelo.
Além disso, você não pode rodar o quanto quiser, pois sempre é preciso respeitar a franquia que foi contratada.
Por isso, sempre verifique se o plano permite usar o excedente de um mês nos seguintes, já que alguns destes serviços têm a vantagem de permitir que você use mais em um mês e menos no outro, contando o total do contrato, enquanto outros fazem o cálculo mensal ou trimestralmente.
Também é preciso ficar atento ao valor da franquia e condições do seguro, pois podem ser diferentes das normais: diversos destes serviços de assinatura cobram a taxa de franquia ou valores extras mesmo nos casos de furto, roubo ou perda total, diferente do que ocorre nos seguros tradicionais.
Por fim, é preciso verificar, também, se a assinatura permite personalizar o carro com itens como películas solares, sistemas de som especiais ou rodas diferentes.
Quando o carro por assinatura vale a pena?
Não é uma pergunta simples de responder. Há valores que nem precisam entrar na conta, como o custo com combustível que, obviamente, será exatamente o mesmo se você comprar ou assinar o carro.
Outros são fáceis de comparar, como a diferença entre o valor total das mensalidades versus o de comprar o mesmo carro zero-quilômetro.
Já o valor do IPVA, embora tenha diferenças conforme o combustível e estado onde é licenciado, também é simples de saber.
Precisam entrar na conta, também, fatores que dependem muito do uso e do perfil de cada um, como valor do seguro e risco de ter que pagar quilômetros excedentes à franquia.
Outro valor que já foi fácil de calcular, mas hoje está imprevisível é a desvalorização (ou depreciação) do carro, que só ocorre no caso da compra: normalmente, ficava em torno de 10% ao ano para carros zero-quilômetro, mas com o mercado afetado pela pandemia, alguns seminovos valorizaram mais de 25% nos últimos dois anos. De qualquer modo, seria preciso levar em consideração a inflação no período.
Por fim, a favor do carro por assinatura há a questão do “custo do dinheiro” ou “custo de oportunidade”. Para quem compra um carro à vista, é preciso considerar quanto o dinheiro aplicado nele renderia no banco e, importante, deve-se considerar que, deste valor, serão feitos resgates mensais para pagar as mensalidades.
No fim das contas, trata-se de um serviço bastante prático e conveniente, acima de tudo – e especialmente interessante para quem gosta de ter um carro sempre novinho na garagem, trocando-o a cada dois anos.
Mas, como vimos, embora não seja necessário um investimento inicial tão grande, é importante colocar todos os custos na ponta do lápis.
Análise: uma nova relação?
Transformadas em “empresas de mobilidade” – o nome da moda – os fabricantes de automóveis apostam em peso nestes serviços de carro por assinatura (e também nos de compartilhamento). Mas como essa nova relação com o carro, em que se paga pelo uso, e não pela posse, afeta a relação entre os consumidores e as marcas? Ainda estamos em um território novo, e certamente é muito cedo para tirar conclusões definitivas.
Por um lado, a assinatura pode diminuir a fidelidade do consumidor. Quando se tem um carro de uma marca, na hora da troca costuma-se – embora não seja a regra – conseguir um melhor negócio “entregando” o usado na concessionária de origem dele, o que favorece que o consumidor se mantenha fiel à marca.
Com a assinatura, não se tem essa relação de “vão pagar mais no meu usado”, então, a princípio, fica mais fácil para que o cliente troque sua assinatura pela de outra marca, se lhe atrair. Até para combater isso, algumas marcas oferecem desconto na renovação da assinatura com um novo carro.
Mas, é óbvio que a fidelidade não se resume a isso, e, como mostram algumas pesquisas, a manutenção de um cliente em uma marca se deve mais à satisfação dele com o carro e com os serviços pós-venda proporcionados por ela.
O que nos leva ao outro lado da moeda: como a relação da assinatura exige um comprometimento menor, sem preocupação do cliente na revenda ou com a durabilidade do carro após garantia e etc., o serviço de carro por assinatura acaba sendo uma boa oportunidade para algumas marcas conquistarem novos clientes – se ele gostar do carro que “arriscou” assinar, pode acabar virando freguês da marca, assinando outro carro – ou até comprando um.
A assinatura pode ser um bom negócio, mas não para todos. Existem diferentes perfis de pessoas. Para alguns motoristas, a posse do carro vai além dos cálculos. Eles querem ter um carro para chamar de seu. Nem que seja só para olhar para ele na garagem. Para eles a assinatura não funciona.
Há os que trocam de carro todo ano, um prazer que custa caro. Para esses, se não se importarem em apenas usar o carro de uma empresa, a assinatura vai bem.
Qual é o seu caso? Para ficar satisfeito com a escolha, é necessário refletir e fazer as contas.
Nós, da Carbel Japão, podemos te ajudar nessa decisão. Conheça o Nissan Move, o serviço de carro por assinatura da Nissan e confira, também, os veículos 0km da montadora. Quando quiser, venha nos fazer uma visita para conversarmos sobre a melhor escolha de acordo com a sua necessidade.
Uma coisa é certa, você sairá de Nissan 0km, seja por assinatura ou com um carro Nissan para chamar de seu!