Como proteger o carro de roubos e furtos: tudo o que você precisa saber
18/11/2021
EM Dicas
Casos de roubo e furto de automóveis tiveram aumento no Brasil apesar da quarentena e, mesmo com o menor movimento nas vias e ruas devido à pandemia, a criminalidade não foi reduzida.
Segundo o Grupo Tracker, empresa de rastreamento e localização de veículos situada no Brasil, o ano de 2020 foi marcado por roubos e furtos.
Nas duas últimas semanas de março de 2020, por exemplo, as ocorrências desse tipo em relação a carros, picapes e SUVs sofreram 14,5% de aumento.
Por isso, buscar meios de como proteger o automóvel torna-se fundamental, tanto na quarentena quanto fora dela.
Por isso, neste conteúdo vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre como proteger o carro de roubos e furtos e tornar seu veículo mais seguro.
Como proteger o carro de roubos e furtos?
Ter medo de perder o seu carro é algo bastante comum entre os condutores. Afinal, obter e manter um veículo funcionando é algo que exige gastos, sem mencionar também o valor sentimental e funcional do bem.
Nesse sentido, entender como proteger o carro torna-se uma questão prioritária.
Confira 9 dicas essenciais para você se sentir mais seguro com o seu carro:
1 - Estacione em um lugar seguro
Sabemos que nos grandes centros, uma tarefa difícil é encontrar lugar para estacionar.
Com isso, muitas vezes, pode ser que você se sinta na obrigação de deixar o veículo em lugares mais distantes ou até mesmo em ruas desertas.
Mas, a primeira dica para aprender como proteger o carro é escolher melhor o local de estacionamento.
Sempre dê preferência para estacionar em locais fechados e com cobertura.
Caso precise deixar na rua, escolha uma vaga que tenha iluminação o suficiente e que seja em frente a prédios e edifícios com maior circulação de pessoas.
Esses lugares normalmente possuem câmeras, porteiros e seguranças, reduzindo os riscos de furtarem o seu veículo.
Ah, e não deixe de considerar também os horários de permanência do carro nesse local.
Caso precise deixá-lo estacionado por muito tempo, por exemplo, faça perguntas como: “Se está mais movimentado agora, como estará em outro turno, como o da noite?”
2 - Confira se trancou o carro
Essa dica pode parecer meio óbvia, mas sabemos que, no dia a dia corrido, algo bastante comum é não verificar se o carro foi trancado.
Isso é um grande erro, dado que o veículo se torna completamente vulnerável a qualquer ação de furto.
Então, sempre verifique se o automóvel está trancado e se os vidros estão fechados. Isso é um hábito que precisa ser criado.
3 - Instale um rastreador
O investimento em um rastreador de veículos pode gerar dúvidas quanto ao fato de valer mesmo a pena, então ressaltamos: vale muito.
Isso porque se trata de uma ótima opção quando o assunto é como proteger o carro e a vantagem está justamente em poder localizar seu veículo caso você seja vítima de crimes.
Esse tipo de equipamento informa, em tempo real, a localização exata do automóvel, sem contar que pode fazer com que o criminoso repense o roubo ao perceber o rastreador.
4 - Não deixe seus pertences dentro do carro
Embora saibamos que uma das grandes vantagens do carro é justamente a de poder armazenar itens, por uma questão de segurança, o melhor é evitar deixar pertences dentro dele, principalmente se forem valiosos.
Se até mesmo documentos podem ser estímulos para roubos e furtos, os objetos de valor, sem dúvida, atraem criminosos.
5 - Não fique dentro do carro enquanto espera alguém
Uma vantagem de ter um carro é o conforto que ele proporciona em diversas situações. É comum, por exemplo, esperarmos dentro do veículo, como quando você está esperando alguém, ou a hora de ir em algum lugar.
Mas a dica aqui é justamente evitar isso, pois nos tornamos vulneráveis e alvos fáceis nesse momento, podendo chamar mais a atenção de pessoas mal-intencionadas. Portanto, se puder, não faça isso.
6 - Instale um sistema de alarme
Investir em itens de segurança é fundamental para todos que querem saber como proteger o carro.
Afinal, contar com equipamentos tecnológicos capazes de fazer o que não podemos é uma grande vantagem em momentos que corremos riscos como esses.
Por isso, uma dica necessária é apostar em um bom sistema de alarme para seu veículo.
Certos tipos de sistemas conseguem chamar a atenção de todos que estiverem presentes ao redor, ao alertarem.
Além disso, há modelos capazes de cortar a ignição do motor do automóvel ao serem violados, o que pode impedir que levem o seu carro.
Outros equipamentos muito úteis são travas e vidros elétricos, que, além de serem muito práticos no dia a dia, reduzem o tempo do motorista dentro do carro antes de sair.
Isso pode ser benéfico caso tenha alguém à espreita, por exemplo.
7 - Não cole adesivos que informam sobre sua vida pessoal
Um adesivo que mostra que o proprietário estuda na faculdade mais cara da cidade pode atrair o ladrão. Até mesmo adesivos de profissão podem ser atrativos para pessoas mal intencionadas.
Portanto, esqueça os adesivos. Você não precisa dizer para todo mundo onde trabalha ou estuda.
8 - Atenção com os “falsos mecânicos”
O golpe do “falso mecânico” pode acontecer de duas maneiras. A primeira ocorre quando o ladrão faz alguma “gambiarra” no carro para que o dono tenha problemas ao tentar dar a partida. Pouco tempo depois, ele “cai do céu”, apresenta-se como um mecânico e aproveita a situação para roubar o veículo, objetos, dinheiro, etc.
A segunda estratégia é quando o ladrão se aproxima do motorista para informá-lo sobre um suposto defeito e diz que pode ajudá-lo a consertar. Ao encostar o veículo, o criminoso conclui sua ação.
Se na partida o carro enguiçar, tranque-o, coloque o triângulo e procure assistência especializada. E se alguém sinalizar um defeito quando o veículo estiver em movimento, deixe para estacionar em um posto de gasolina, ou em uma base da polícia.
Nunca aceite ofertas de assistências que você não pediu.
9 - Invista em equipamentos de segurança
Alguns equipamentos de segurança, como localizadores e bloqueadores, valem o investimento e são considerados bastante eficazes na prevenção de furtos de veículos.
O bloqueador, por exemplo, vai interromper a ignição e bloquear a bomba de combustível, fazendo o carro parar alguns metros após o roubo.
Já o localizador passa informações acerca da localização do carro após o furto, enviando dados à polícia por meio de sua central de monitoramento.
O que fazer em caso de roubo de carro?
Nesse cenário, é fundamental entender quais medidas tomar em caso de roubo de carro. Listamos algumas das ações mais eficientes:
Abrir um Boletim de Ocorrência
Após chamar a polícia e abrir um B.O, você precisa acionar sua seguradora. Entre em contato com a central de sinistro da companhia e relate o furto ou roubo.
De acordo com o contrato estabelecido entre as partes, a seguradora vai solicitar determinados documentos — pessoais e do veículo — para, por exemplo, iniciar as buscas pelo automóvel ou pagar a indenização.
Registrar o veículo no Sistema Nacional de Alarmes
Outro procedimento a ser adotado é o registro do seu carro no Sistema Nacional de Alarmes.
Isso garante que a informação seja propagada para agentes da Polícia Federal, que passam a procurar por automóveis parecidos com o que foi registrado no sistema.
Quanto mais rápido for feito esse contato, maiores são as chances de encontrar o automóvel.
Como você pode ver, com algumas medidas é possível prevenir roubos e furtos de carro.
Além das dicas, lembre-se de jamais reagir a uma situação de perigo para não colocar sua vida em risco.