Dicas para dirigir na chuva e ter mais segurança
14/10/2021
EM Dicas
Dicas para dirigir na chuva são úteis até mesmo para um motorista muito experiente. Afinal, em algum momento vai enfrentar um desafio ou até mesmo passar por apuros dirigindo na chuva.
Principalmente nesta época do ano, em que a chuva aparece quando menos esperamos e que pode trazer vários riscos escondidos, exigindo máxima atenção de quem está atrás do volante.
Quando a pista está molhada, é comum que a aderência dos pneus à pista diminua, e isso afeta a estabilidade do veículo e pode gerar sensação de insegurança.
Além disso, o volume da chuva, umidade, oxigênio e calor dentro do carro também reduz a visibilidade, o que torna fundamental ter alguns cuidados nessa situação.
Por isso, separamos 8 dicas para dirigir na chuva e ter mais segurança. Confira!
1. Mantenha uma distância segura do veículo à frente
Para reduzir os riscos de colisão ou de engarrafamento, é importante manter distância dos demais veículos.
A regra é clara, uma distância segura é de um carro para cada 20 km/h', logo, a 60 Km/h, a distância do veículo da frente deve equivaler a três veículos.
Dessa forma, você evita acidentes caso seja preciso realizar uma manobra ou freada mais brusca em uma pista molhada.
2. Ligue os faróis baixos
Acender os faróis baixos é uma ótima dica para dirigir na chuva. É a mesma regra exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro para trafegar nas estradas.
As luzes dos faróis baixos são uma ótima alternativa para contornar a visibilidade reduzida dos dias chuvosos, pois permite que os veículos sejam facilmente identificados, trazendo mais segurança.
Já a luz do farol alto, reflete diretamente nas gotas de chuva, o que prejudica ainda mais a visão do próprio motorista e de todos ao redor.
3. Reduza a velocidade
A pista fica muito escorregadia quando está molhada. Por isso, ainda que você acredite que dirige muito bem, trafegar em altas velocidades não é recomendável nessas situações.
Quando precisar pisar no freio, isso deve ser feito de forma gradual até encontrar uma velocidade adequada. Frear de forma repentina pode fazer com que o veículo derrape, dificultando muito o seu controle e criando um grande risco de acidente.
Se a chuva for moderada, a dica é manter-se a uma velocidade máxima correspondente a 80% do limite da via. Agora, se ela for muito intensa, talvez seja melhor reduzir ainda mais o velocímetro para aumentar a segurança.
4. Evite ultrapassagens
Quando estamos dirigindo na chuva, nem mesmo toda a precaução pode ser o bastante, principalmente quando estamos falando de ultrapassagens.
Nesse caso, o ideal é evitar esse tipo de manobra, principalmente em estradas de pista simples.
Quando estiver em uma via maior e a ultrapassagem for realmente necessária, é fundamental redobrar os cuidados e sinalizar seus movimentos. Assim, tanto você quanto os demais motoristas poderão seguir em frente sem sustos.
5. Saiba o que fazer em caso de aquaplanagem
A aquaplanagem pode ser superada mantendo a tranquilidade. Ela acontece quando uma camada de água se forma entre os pneus e o solo, dando a impressão de que o veículo está flutuando por alguns instantes.
Quando isso acontecer, mantenha o volante em linha reta e tire o pé do acelerador. Dessa forma, será possível retomar o controle de maneira estável quando a aquaplanagem terminar.
Lembre-se de nunca pisar nos freios, pois isso pode travar as rodas e até mesmo fazer o veículo capotar no momento em que o contato com o solo for restabelecido.
6. Evite trechos alagados
Trechos alagados podem esconder diversos perigos. Além da própria altura e força das águas, fica difícil saber se há algum buraco ou outro tipo de obstáculo encoberto que pode atrapalhar ainda mais a passagem.
É indispensável analisar a situação para definir se será possível passar pelo local.
Uma dica é observar se há outros carros passando pelo trecho. Em caso de correnteza ou de profundidade que ultrapasse a metade da altura da roda, é mais seguro procurar outra alternativa.
Se decidir atravessar, utilize a primeira marcha em rotação alta, o que vai garantir mais força para superar a resistência da água. Dirija também em velocidade baixa e constante, e não pise no freio, nem pare de acelerar, isso evita a formação de ondas à frente do veículo, que pode afogar o motor.
7. Procure locais seguros para parar
Quando a chuva é muito intensa, talvez a melhor opção seja interromper a viagem e aguardar até que as condições melhorem.
Neste momento, é preciso encontrar um local seguro, em que seja possível parar o veículo sem oferecer risco aos outros motoristas e a você, claro.
Se estiver na estrada, procure por postos de serviço ou estacionamentos de comércios que costumam existir às margens das rodovias.
Nunca pare no acostamento, pois, devido à baixa visibilidade, você pode ser atingido por outro veículo em movimento.
8. Atente à manutenção preventiva do veículo
Manter a manutenção do veículo sempre em dia é a melhor forma de preservar o desempenho e a segurança, reduzindo as chances de imprevistos em qualquer situação.
Entre os diversos sistemas e componentes de um veículo, alguns merecem atenção especial quando o assunto é direção na chuva.
Pneus
Os pneus devem contar com sulcos suficientes para evitar o acúmulo de água entre eles e o solo.
O sulco mínimo do pneu, de 1,6 milímetro indicado pelo TWI, é um ótimo indicativo para que o motorista saiba a hora exata de trocá-lo.
Quando a banda de rodagem vai se desgastando e atinge um tijolinho de borracha que fica no fundo do sulco, o TWI, é sinal de que o sulco do pneu chegou ao seu mínimo, 1,6 milímetro.
Porém, pneus carecas não garantem a aderência necessária e são um grande risco em pista molhada. Então garanta que seu pneu tenha pelo menos 3 milímetros de sulco quando for dirigir na chuva.
Freios
No sistema de freios, é importante revisar periodicamente as condições das pastilhas e do disco. Se o seu funcionamento estiver comprometido, a substituição deve ser feita o quanto antes.
Vale ter atenção também ao desempenho dos limpadores de pára-brisa e do sistema de ar condicionado, para evitar que os vidros fiquem embaçados.
Ao seguir as dicas que passamos e optar por itens de qualidade na hora de fazer a manutenção do seu veículo, temos certeza de que você terá a segurança e a confiança necessárias quando estiver dirigindo na chuva.
Aproveite para agendar a revisão do seu Nissan na Carbel Japão e garanta a sua segurança e dos passageiros do seu veículo nesta época de chuva.