Eletropostos: Nissan e mais 3 empresas desenvolvem rede para elétricos
01/09/2022
EM Informação
A Nissan se uniu a outras três empresas para lançar a Rota Sul, a primeira rede privada de eletropostos com carregadores rápidos para carros elétricos, interligando as capitais e cidades importantes da Região Sul.
Pelo projeto, desenvolvido em parceria com a Movida, a Rede de Postos SIM e a Zletric, serão instalados nove pontos com carregadores.
A Nissan informou em nota à imprensa que a Rota Sul vai oferecer soluções de recarga com conveniência e segurança nas rodovias, já que todos os equipamentos ficarão dentro de postos de gasolina da Rede SIM.
Dessa forma, o usuário do veículo elétrico consegue viajar sem se preocupar.
Confira, abaixo, onde estão localizados os carregadores para carros elétricos da Rota Sul.
A mobilidade elétrica já está no nosso dia a dia, deixando de ser o futuro, para se tornar o nosso presente.
De acordo com Pedro Schaan, CEO da Zletric, empresa especializada em soluções para a recarga de veículos elétricos no Brasil, a maioria das cidades já está coberta com carregadores para carros elétricos.
A intenção agora é oferecer essa tranquilidade também nas estradas do Brasil.
Com a iniciativa, será possível sair de São Paulo (SP) e ir até Punta del Este, no Uruguai, com a segurança de que haverá carregadores rápidos para carros elétricos a cada 200 km.
Serão cinco carregadores rápidos, modelo 60Kw com conectores CCS e Chademo, que entrarão em funcionamento nas próximas semanas. Confira as cidades:
-
Rio Grande do Sul;
-
São Sebastião do Caí;
-
Gravataí;
-
Gramado;
-
Três Cachoeiras.
Até outubro, outras quatro cidades terão eletropostos em funcionamento:
-
Caxias do Sul;
-
Bento Gonçalves;
-
Santa Catarina;
-
Itajaí;
-
Araquari.
Os carregadores rápidos do Posto SIM Retro, localizado na RS-122 em São Sebastião do Caí, parada tradicional no trajeto entre a Serra Gaúcha e Porto Alegre, e do Posto SIM da Freeway, em Gravataí, na auto estrada que interliga o litoral gaúcho à capital, já estão disponíveis para os usuários.
Segundo Schaan, a ideia é que até o fim do ano, a Rota Sul atenda os três estados da região Sul, incluindo o Paraná.
Investimento privado
Os locais de implementação das estações de recarga são os postos da Rede SIM, com espaços seguros, com boa infraestrutura e opções de consumo para o período de carregamento.
Segundo Diego Argenta, superintendente de varejo da Rede SIM, eles buscaram acompanhar as tendências de mobilidade para entregar o que as pessoas precisam. Os carros elétricos já são uma realidade, e o objetivo do investimento em eletropostos é suprir a necessidade daqueles que estão na estrada, precisando de um carregamento de conveniência.
Como o custo de um carregador rápido é elevado, o investimento nos eletropostos foi feito através dessa parceria entre as empresas, para a viabilização do projeto.
Nessa primeira fase, foram investidos cerca de R$2,4 milhões. É um investimento relevante, mas que fará a diferença para a democratização do veículo elétrico no país, de acordo com o CEO da Zletric.
A Movida, locadora de veículos, foi a primeira no setor a avançar na eletrificação de sua frota e a disponibilizar carros elétricos.
Para Renato Franklin, CEO da Movida, impulsionar o ecossistema de mobilidade é um dos objetivos da empresa e essa parceria irá contribuir para aumentar a oferta de infraestrutura de recarga, além de desmistificar e implementar a cultura do carro elétrico no país.
Para a Nissan, fabricante do Leaf, o primeiro veículo elétrico produzido em larga escala no mundo e que é vendido no Brasil desde 2019, a Rota Sul reforça o objetivo da marca de contribuir para a mobilidade elétrica.
De acordo com Humberto Gomez, diretor de Marketing da Nissan do Brasil, o compromisso da Nissan com a eletrificação vai muito além da simples oferta de veículos elétricos no país.
“Temos como missão desenvolver esta nova cultura da mobilidade, por meio de acordos que incentivem o uso dos elétricos e apoiem o estudo da tecnologia e soluções ligadas à eletrificação”, aponta Gomez.
Empresas que se uniram para idealizar a Rota Sul
Nissan
A Nissan, uma das maiores fabricantes de veículos do mundo, está presente no Brasil desde 2000 e opera hoje com mais de 180 concessionárias em todos os estados do país.
A empresa investiu R$2,6 bilhões na construção de seu Complexo Industrial próprio em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Esta unidade industrial foi inaugurada em abril de 2014 e tem a capacidade de produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano.
Atualmente, a unidade industrial fabrica o Novo Nissan Kicks, além do motor flexfuel 1.6 16V.
ZLETRIC
A Zletric nasceu em 2019 com o objetivo de solucionar o problema de recarga de veículos elétricos e híbridos no Brasil.
Desde então, segue na missão de estar presente no maior número de lugares possíveis e proporcionar para os usuários do transporte elétrico maior mobilidade, menor custo e liberdade para transitar.
Recentemente, a startup anunciou a fusão com a Ecovagas, primeira rede de carregamentos de veículos elétricos semipública integrada e conectada do Brasil, criada em 2020 em uma parceria entre a Estapar e a EnelX.
A fusão resultou no maior player de infraestrutura de carregamento de veículos elétricos do país, com cerca de 500 pontos de recarga em vários estados brasileiros.
Movida
A Movida é uma empresa de aluguel de carros que oferece soluções inovadoras em mobilidade urbana para todo tipo de necessidade.
Pioneira em oferecer serviços como aluguel mensal para pessoa física, wi-fi no carro, pré-pagamento e chatbot nas redes sociais, foi a primeira locadora do país a ir além do carro, ajudando a revolucionar o setor de locação no Brasil.
Antenada aos novos tempos, investe em sustentabilidade, sendo a primeira locadora de veículos no mundo, listada em bolsa, a receber a Certificação de Empresa B, fazendo parte de um seleto grupo de companhias que têm como modelo de negócios o desenvolvimento socioambiental.
No Brasil, foi a primeira a ter um programa como o Carbon Free, que neutraliza as emissões de CO2 das locações dos seus clientes, e é a locadora com a maior frota de carros elétricos disponíveis para locação.
Rede SIM
As empresas SIM, fundadas pelos irmãos Neco e Deunir Argenta em 1985, em Flores da Cunha (RS), atualmente tem, no varejo, 155 postos de combustíveis. É a maior rede varejista de postos e conveniências do país com unidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A SIM chega aos 37 anos com serviços e produtos que vão muito além dos postos de combustível. Visando facilitar a vida das pessoas em movimento, fornece uma infraestrutura completa para atender às necessidades dos clientes.
A SIM é composta pelas empresas SIM Rede de Postos, SIM Distribuidora, Querodiesel, SIM Lubrificantes e Distribuidora Charrua.
Tem interesse em adquirir um carro elétrico? Conheça o Nissan Leaf e solicite uma cotação na Carbel Japão.