Nissan Frontier: Conheça o melhor carro para trilha e aventura na estrada
15/12/2022
EM Informação
A Nissan Frontier tem suspensão bem elaborada, proteção para alagamentos e outras qualidades que a tornam uma picape valente para aventuras.
Conheça tudo o que a Nissan Frontier pode te proporcionar dentro e fora da estrada.
Design e conforto
O design da Nissan Frontier é robusto e eficiente, como uma picape tem que ser. A grade, que foi redesenhada, assim como os para-choque dianteiro, segue o conceito estético da marca chamado Emotional Geometry Design.
O visual é bem característico dos modelos da Nissan e é muito bem aplicado à picape. Um ponto que chama atenção nas versões topo de linha, Platinum e Pro-4X, são os faróis com projetores quádruplos de LED, que trazem um toque de modernidade e sofisticação.
Na traseira, a tampa da caçamba possui vincos e um degrau no para-choque traseiro para facilitar o seu acesso.
Na versão Pro-4X, os para-lamas são exclusivos, mas o que chama atenção mesmo é o teto solar, um diferencial no segmento de picapes, que vem de série também na versão Platinum.
Além disso, a Frontier Pro-4X tem seu nome estampado na lateral da caçamba, nos tapetes e bancos de couro. A cor vermelha se faz presente tanto nas costuras dos assentos como no nome Nissan, na dianteira e no volante.
Por dentro, o quadro de instrumentos possui uma tela TFT central de 7 polegadas. Há três entradas para carregamento do celular, sendo uma do tipo C e o ar-condicionado é de duas zonas e tem saídas de ar na segunda fileira de bancos.
Um detalhe que deixa qualquer pessoa contente é que, bem ao lado do volante, abaixo da saída de ar-condicionado, há um porta-copos estrategicamente posicionado para oferecer praticidade ao motorista e manter a água fresca o tempo todo. O passageiro dianteiro também tem um.
A Nissan leva muito a sério os pequenos detalhes, tanto que você pode encontrar 27 porta-objetos pelo habitáculo da picape.
Espaço e capacidade
Aproveitando a deixa sobre os compartimentos para objetos, vamos seguir falando sobre o espaço.
A capacidade de carga da caçamba é de 1.043 kg. Isso graças aos 25 mm a mais na altura do compartimento perto da cabine e de até 50 mm nas laterais perto da tampa. Os ganchos com argola na parte inferior do assoalho suportam até 400 kg.
A tampa da caçamba é a mais leve da categoria devido aos amortecedores de abertura, o que reduziu o peso a tal ponto que é possível até abri-la usando uma mão só.
Dimensões: 5.260 mm de comprimento, 3.150 mm de entre-eixos, 1.850 mm de largura, 1.860 de largura, 1.054 litros de capacidade de caçamba e 73 litros de tanque.
Desempenho
A Nissan Frontier possui um conjunto mecânico formado por um motor 2.3 quatro-cilindros 16V turbodiesel, em configurações mono ou biturbo. A opção mais simples traz câmbio automático de seis marchas.Já a versão mais potente, possui câmbio automático de sete velocidades.
O propulsor recalibrado Proconve L7 atende às novas regras de emissões do Brasil, e a picape ainda possui um Sistema Redutor Catalítico (SCR) com Arla 32.
E a potência? A especificação da versão de entrada teve um ganho de 3 cv, passando a entregar 163 cv e 43,3 kgfm de torque. Já o 2.3 com dois turbos oferece 190 cv e 45,9 kgfm.
A Nissan concentrou as forças no sistema de suspensão, que possui ajustes nos amortecedores. O jogo dianteiro é composto por braços duplos com barra estabilizadora, enquanto o traseiro segue trazendo uma peculiar combinação de eixo traseiro com molas helicoidais.
Tal sistema, chamado pela marca de multilink, aumenta o conforto e proporciona maior robustez e manutenção menos complexa.
Os freios da Frontier são a disco nas quatro rodas, e a direção possui assistência hidráulica. Para completar, ela tem bons ângulos: 31,6º (ataque), 25,7º (saída) e 25,2 cm (vão livre do solo), o que contribui para melhor desempenho off-road.
Motor: 2.3, dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, diesel, comando de válvulas: duplo no cabeçote, injeção direta de combustível
Taxa de compressão: não divulgada
Potência: 190 cv a 3.750 rpm
Torque: 45,9 kgfm a 1.500 rpm
Peso/potência: 11,7 kg/cv
Peso/torque: 48,4 kg/kgfm
Câmbio: automático, 7 marchas
Tração: 4x4
0 a 100 km/h: 11,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Dados técnicos: direção hidráulica; suspensão com braços duplo-A com barra estabilizadora (dianteira) e eixo rígido com molas helicoidais (traseira); freios a disco nas quatro rodas; diâmetro de giro: 12 m.
Dirigibilidade
Então, vamos à prática. A Nissan Frontier oferece muita estabilidade, tanto no asfalto quanto na trilha. Diferente da maioria das picapes, não balança muito na estrada de terra e tem um comportamento similar ao de um carro de passeio, deixando o efeito “pula-pula” para as rivais. Ponto para as molas helicoidais.
Colocando à prova a capacidade off-road da Nissan Frontier em estradas com trechos extremamente desnivelados, a versão Pro-4X oferece diversas vantagens, como os pneus 255/65 R17 All Terrain, exclusivos dela, e bloqueio de diferencial.
Esses dois itens se tornam extremamente úteis em muitos momentos. A tração 4x4 reduzida, em conjunto com o bloqueio de diferencial traseiro, atuam jogando o torque para a roda que está com mais aderência, diminuindo o deslizamento das outras rodas.
Uma dica importante para quem faz trilha é manter a aceleração constante ao passar por um terreno mais instável e escorregadio. Tirar o pé do acelerador ou pisar no freio pode ser o suficiente para ficar preso na lama. Acelerar demais também.
A picape conta ainda com quatro modos de direção: Standard – ideal para cidade –, Sport – como o próprio o nome já revela, confere uma direção mais potente–, Tow – indicada para puxar reboque ou com muita carga – e Off Road – atua modulando o acelerador para manter as rotações altas e ganhar força em baixas velocidades.
Essa última é fundamental para completar a sua aventura sem passar por apertos. O modo off-road da Nissan Frontier é bem vantajoso e oferece o necessário para encarar a estrada de terra com muito mais facilidade e, assim, desfrutar algumas emoções ao volante.
Melhor consumo da categoria
De acordo com o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a Frontier Pro-4X faz 9,1 km/litro na cidade e 11 km/litro na estrada com diesel.
Dessa forma, a picape da Nissan ganha ainda mais vantagem em relação ao consumo de concorrentes diretos da versão Pro-4X.
A Nissan Frontier tem nove assistentes de condução e eles são a principal arma que ela tem contra as rivais. O pacote de assistências, (Nissan Intelligent Safety Shield), na versão Pro-4X inclui: alertas de tráfego cruzado traseiro, colisão frontal, ponto cego, mudança de faixa e atenção; faróis automáticos inteligentes; assistente de manutenção em faixa e frenagem autônoma emergencial.
Além disso, a versão vem equipada com auxílio de partida em rampa (HSA), controle automático de descida (HDC), controle eletrônico de frenagem (EBD) e câmera de 360º com detector de objetos em movimento.
Nissan Frontier vale a pena?
A Nissan teve grandes sacadas para a Frontier, como o visual invocado da versão Pro-4X, itens diferenciais como o teto solar, a oferta de duas versões diferentes de topo e os assistentes de condução.
Além disso, a Frontier segue robusta como sempre. Colocando tudo na balança, a proposta da Nissan Frontier foi bem pensada e ela está um passo à frente da concorrência quando pensamos em direção semi autônoma.
É mais fácil e confortável guiá-la do que as outras picapes. E quando falamos de picapes médias, é preciso construir uma boa reputação e mostrar solidez no dia a dia e a Frontier faz isso com primor. Então, a resposta é sim.
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