Nissan Versa vale a pena? Confira tudo sobre o carro sedan da Nissan
08/12/2022
EM Informação
Lançado no Brasil em 2011, o Nissan Versa era importado do México. Até que em 2015 a marca japonesa decidiu que o carro seria fabricado em Resende, no Rio de Janeiro.
O modelo foi o sedan mais comprado pelos brasileiros, segundo levantamento feito pela Fenabrave. Comercializado com motor 1.6 e câmbio CVT, o modelo é uma ótima escolha para quem procura segurança e conforto.
Agora vamos ao que realmente importa. Todo carro tem uma pessoa ideal, com o Nissan Versa não poderia ser diferente. Quer saber se ele é bom para você?
Então, primeiro tenha em mente as suas prioridades, depois leia abaixo a avaliação do Nissan Versa e descubra se o modelo merece uma vaga na sua garagem.
Nissan Versa vale a pena?
Mesmo nas versões mais básicas, como é o caso da Sense CVT, traz um padrão de acabamento bastante satisfatório.
A versão básica do sedan agrada pela dirigibilidade, some-se a isso o conjunto motriz confiável, formado pelo motor 1.6 aspirado, o câmbio continuamente variável e o espaço interno generoso, e pronto: temos uma alternativa muito interessante no segmento de sedans compactos.
Principalmente, para aqueles que ainda não são adeptos do motor turbo, e também aos que querem algo mais próximo ao que oferecem os sedans médios.
Confira mais detalhes sobre o Nissan Versa.
Visual e acabamento interno
O visual do novo Versa é bastante conhecido. Desde seu lançamento, segue com linhas inspiradas na mais nova geração do primo maior, o Nissan Sentra.
Na dianteira, os detalhes cromados e em preto brilhante deixam o sedan com ar mais sofisticado, o jogo de aço com calotas deixa um visual muito legal.
Na traseira, destacam-se o acabamento que imita aço escovado na parte inferior do pára-choque e o vinco na parte superior da tampa do porta-malas, que parece um pequeno spoiler.
O interior do Versa Sense é simples, mas surpreende por se tratar de uma versão de entrada. Os bancos têm acabamento em tecido, mesclando as cores preta e cinza, e contam com a tecnologia Zero Gravity, que ajuda a proporcionar maior conforto e ergonomia.
Nas outras versões, você pode usufruir de uma tela multifuncional em TFT de 7'' com 12 funções, com Apple Carplay + Android Auto no painel central.
Na prática, o encosto e o assento apoiam bem o tronco do condutor. Isso dá uma posição agradável de dirigir e tornam mais confortáveis até as viagens mais longas.
O envolvente do painel é todo de plástico rígido, pintado de bege que dá um bom ganho de beleza à cabine.
Espaço interno e conforto
O espaço interno do Nissan Versa é primoroso. Aqui, os 2.600 mm de entre-eixos são bem aproveitados, deixando um bom espaço para os joelhos dos passageiros da segunda fileira.
Para a cabeça, o espaço é limitado, ao ponto de um passageiro mais alto raspar a sua no teto. No entanto, é bom para os ombros, o que permite levar três ocupantes na fileira traseira sem aperto.
Os passageiros da frente ficam ainda mais confortáveis. Nesse caso, o espaço para a cabeça é melhor, então a dica é: se possível, deixe mais altos na frente.
O volume do porta-malas se mostra excelente.Ele tem acabamento acarpetado, uma boa abertura de tampa para passar as bagagens e formato de caixote, que ajuda a encontrar a melhor posição possível para as malas, como num jogo de tetris.
Dimensões: comprimento, 4.495 mm; entre-eixos, 2.620 mm; largura, 1.465 mm; altura, 1.740 mm; porta-malas, 466 litros; pneus, 195/65 R15; tanque de combustível: 41 litros.
Tecnologias e itens de segurança
O quadro de instrumentos é todo analógico e conta com uma pequena tela digital centralizada para o computador de bordo. Ali, o sedan mostra uma espécie de régua de consumo para o motorista dosar o pé e tornar sua direção mais eficiente, uma ferramenta bem útil.
As maiores comodidades estão na chave presencial e na partida do motor por botão. Mas o Versa Sense ainda oferece uma série de porta-objetos e sensor de estacionamento traseiro, que ajuda nas manobras em marcha à ré.
Motorização e desempenho
O desempenho do Versa é ideal para quem, de fato, busca um carro para a família. O 1.6 16V aspirado de 114 cv e 15,5 kgfm é silencioso, vibra menos no cofre do motor de três cilindros e entrega o suficiente para uso na cidade.
E pode ir bem na rodovia, desde que o motorista busque acelerações gradativas. Pisar fundo não é o melhor caminho.
Motor: 1.6, dianteiro, quatro cilindros, 16V, aspirado, flex, duplo comando de válvulas, injeção multiponto
Taxa de compressão: 10,7:1
Potência: 114 cv a 5.600 rpm (G/E)
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm (G/E)
Peso/potência: 9,6 kg/cv
Peso/torque: 70,8 kg/kgfm
Câmbio: automático do tipo CVT, que simula 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 10,7 s
Velocidade máxima: 180 km/h (controlados eletronicamente)
Consumo
O Versa pode ser um primor em poupar combustível.
Consumo (Inmetro): 8,0 km/l com etanol e 11,7 com gasolina, na cidade; e 10 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina na estrada.
Dirigibilidade
A dirigibilidade é o ponto forte do Versa. Carroceria baixa, pouca distância do solo e linhas que ajudam na aerodinâmica. Tudo isso ajuda a manter o sedan no chão e tornar a direção mais prazerosa, com baixa inclinação de carroceria nas curvas.
São características que costumamos ver em sedans maiores.
As suspensões são calibradas na medida, entregando conforto para o dia a dia na cidade e justas o suficiente para manter o carro estável na estrada.
Além disso, são ajudadas pelos pneus de ombros largos, que contribuem para uma absorção suave das imperfeições do solo, mantendo os ocupantes sempre confortáveis.
A direção elétrica progressiva é outro ponto bastante positivo, sendo leve para manobras e pesada em velocidades mais altas. O motorista sente o carro na mão o tempo todo, sem a sensação de estar flutuando sobre o asfalto.
O câmbio automático do tipo CVT se torna a cereja do bolo. Ele deixa a condução ainda mais confortável, já que as relações infinitas de marcha evoluem sem elevações excessivas dos giros do motor, assim como sem os solavancos dos automáticos convencionais.
Nissan Versa Sense CVT - Itens de série
Visual: rodas de aço de 15" com calotas integrais, bancos com acabamento bicolor em cinza e preto, antena de teto, grade frontal com acabamento cromado, maçanetas externas na cor do veículo e internas cromadas, pára-choques na cor do veículo, retrovisores externos rebatíveis e na cor da carroceria.
Conforto: porta-copos dianteiros, abertura interna do porta-malas, ar-condicionado, apoia braço para o motorista, banco com tecnologia zero gravity com ajustes manuais, volante multifuncional, chave presencial e partida por botão, desembaçador do vidro traseiro, direção elétrica progressiva, retrovisores com regulagem elétrico, vidros elétricos em todas as portas com função one touch nos dianteiros, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade.
Tecnologia: computador de bordo de 3,5”, controle de cruzeiro, quatro alto falantes, rádio com bluetooth.
Segurança: seis airbags, alerta de não afivelamento do cinto de segurança para todos os ocupantes, controle de tração e estabilidade, sistema Isofix, freios ABS com controle de frenagem e EBD e assistência (BA), sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa.
Leia também: Nissan Versa: O melhor sedan do Brasil
Mesmo na versão de entrada, o Nissan Versa agrada. Ele é espaçoso para levar cinco pessoas mais bagagem, confortável e prazeroso de dirigir.
Entretanto, vale lembrar que na versão de entrada, assim como qualquer veículo dessa versão, o pacote de itens de série é básico. Confira outras versões no Nissan Versa.
O Nissan Versa, com certeza, tem bons predicados para ser um dos sedans compactos preferidos do segmento.