Nova Frontier: versatilidade, segurança e tecnologia
28/07/2022
EM Informação
A venda no Brasil desde Maio de 2022, a Nissan Frontier atualiza o seu design no Brasil. A picape média faz sua estreia na América Latina adotando uma nova identidade visual, melhorias na sua estrutura e mais equipamentos, ultrapassando os líderes do segmento.
Vendida em seis versões, a nova Frontier é sinônimo de versatilidade, tecnologia, segurança e confiabilidade.
Vamos conhecer mais sobre este lançamento? Continue lendo!
Nova Frontier com design renovado
Para renovar a Nissan Frontier, os designers da marca olharam bastante para a Titan, picape grande que nunca chegou ao país.
O estilo é bem próximo, usando uma grade semelhante, com uma borda bem grossa e o novo logo da marca no meio.
Os faróis são próprios, com o mesmo formato do modelo anterior, porém recebendo um conjunto full-LED nas versões mais completas, usando quatro pequenos projetores quadrados, enquanto a iluminação diurna utiliza duas linhas na parte superior e inferior.
O para-choque também foi alterado para usar luzes de neblina menores e com um acabamento na vertical, enquanto a passagem de ar ficou mais fina após a adição de um skidplate.
Do outro lado, a caçamba tem o mesmo design, mudando as lanternas ao receber um novo desenho e com um “C” em LED, além do para-choque usar uma parte pintada na cor do veículo. A tampa recebeu um novo sistema de redução de esforço, ficando 60% mais leve.
Na cabine, houve a adoção do volante igual ao do Kicks, aposentando aquele volante mais grosso que era usado em modelos mais antigos da Nissan, como Versa e March.
O ar-condicionado tem novos controles, digital e de duas zonas nas versões mais completas. A multimídia vem com 8” polegadas e conexão Android Auto e Apple CarPlay.
O painel de instrumentos usa um velocímetro e conta-giros analógico, com tela central de 7” (ao invés de 5”).
Como é apenas uma reestilização, a Nissan optou por mexer pouco na motorização. Seguirá com o 2.3 turbodiesel, nas versões um ou dois turbos. A primeira foi modificada, agora com 163 cv e 43,3 kgfm, enquanto a biturbo segue gerando 190 cv e 45,9 kgfm, com o torque entregue a 1.500 rpm. Ambos trazem um tanque de ARLA 32 para reduzir as emissões de poluentes.
A versão de entrada é a única com transmissão manual de 6 marchas. As demais configurações usam o motor biturbo e o câmbio automático de 7 velocidades.
Em todos os casos, a tração é 4x4. Tem um seletor de modo de condução com as opções Standard, Sport, Off-road e Tow. O off-road aumenta a tração em situações mais difíceis e usa as câmeras 360° para ajudar na visibilidade, enquanto o tow é para reboque.
O motor pode não ter mudado, mas não significa que a picape não recebeu novidades mecânicas, pelo contrário.
Agora traz freios a disco na traseira, abandonando os tambores usados anteriormente. Manteve a suspensão independente dianteira, enquanto a traseira usa um sistema de molas helicoidais, uma construção que era inédita no segmento.
A Nissan ainda aproveitou a chance para mexer na parte estrutural. A Mercedes-Benz, ex-parceira da marca japonesa, havia feito alguns reforços para a Classe X (baseada na Frontier e que já saiu de linha).
A nova Frontier herdou estas mudanças, adotando uma barra transversal suplementar e um reforço no chassi. Traz um isolamento acústico aperfeiçoado, adotando vidros dianteiros e pára-brisa laminados.
Ainda vem com seis airbags de série, além dos controles de estabilidade e tração.
Além da nova tela de 7” para o painel de instrumentos e a central multimídia atualizada, a lista de equipamentos fica mais recheada com frenagem automática de emergência, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego e outros.
Manteve, também, as câmeras 360°, outro equipamento único no segmento.
A linha ficou mais completa. Além das versões S, SE, Attack e XE que já eram oferecidas, a picape agora tem duas opções no topo de linha.
A Platinum ocupa o espaço que era da LE, mantendo o visual padrão da picape média e adicionando teto solar, enquanto a Pro-4X, pelo mesmo preço, aposta em um pacote visual mais aventureiro.
Versões da Nova Frontier
Frontier S
Tem ar-condicionado com saída para o banco traseiro, controle de cruzeiro, rodas de 17" de aço, 6 airbags, controle de estabilidade e tração, rádio com bluetooth, direção hidráulica, volante com ajuste de altura, controle automático de descida, vidros elétricos e volante multifuncional.
É a única versão com o motor 2.3 monoturbo de 163 cv e transmissão manual de 6 marchas.
Frontier SE
Conta com os itens da Frontier S, mais a transmissão automática e rodas de 17" de liga leve. O motor é substituído pelo 2.3 biturbo diesel de 190 cv.
Frontier Attack
Adiciona o painel TFT de 7", a central multimídia de 8" com Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, 4 alto-falantes (dois dianteiros e 2 tweeters), retrovisores com ajuste elétrico, santo antônio, estribo e barra de teto.
Frontier XE
Ganha sensor de chuva, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, bancos de couro, luzes de LED, sensor de estacionamento traseiro e rodas de liga leve de 18".
Além de todos os equipamentos citados na Frontier Attack.
Frontier Platinum
Adiciona o Nissan Safety Shield com frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, sensor de ponto cego, alerta de permanência em faixa com assistente, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado, teto solar, monitoramento de pressão dos pneus e retrovisor interno eletrocrômico.
Frontier Pro-4X
Alternativa à Frontier Platinum, recebe bloqueio de diferencial, pneus all-terrain para as rodas de liga leve de 17", o Nissan Safety Shield e um visual exclusivo.
Projetada para os amantes de aventura e desafios mais radicais. Além de seu design exclusivo, a PRO-4X incorpora, entre outros, o exclusivo sistema de Visão 360º Inteligente com modo "off road" e os melhores ângulos de ataque e saída, posicionando-a como diferenciada no segmento "off road".
Nova Frontier: versatilidade, segurança e tecnologia
Fiel ao DNA japonês e seus 80 anos de história no mundo, a Nissan Frontier foi pensada para superar a variedade de terrenos e desafios apresentados em um país como o nosso.
Focada em atingir uma maior estabilidade, conforto, durabilidade e potência, soma-se um elemento que a torna única em nosso mercado: a tecnologia Nissan Intelligent Mobility, que define a visão de aplicar a tecnologia para dar maior confiança e conforto ao volante, não importa qual seja o desafio com o qual se depare.
O design interno da Nissan Frontier vai surpreendê-lo por seu espaço interno, conforto e acabamentos detalhados. Seja com assentos em couro ou tecido, em sua versão topo de linha ou nas de trabalho, os materiais se destacam por sua excelente qualidade.
Além disso, foi dada especial atenção na redução de sons provenientes do motor e rodagem, tornando o interior ainda mais silencioso e tranquilo.
Os assentos Zero Gravity, a suspensão multilink e o ar condicionado dual zone asseguram o máximo conforto a todos os seus ocupantes sem importar o terreno nem o clima por onde você vai dirigir.
Única no mercado, a Nova Frontier conta com equipamentos exclusivos no segmento, para que você tenha o melhor em tecnologia, conforto e segurança. A engenharia japonesa assegura o máximo em segurança para todos os ocupantes.
Faça um teste drive da nova Nissan na Carbel Japão, aperte os cintos, conecte e desfrute de todo seu conforto.