Novo Nissan Versa - Conheça o campeão do comparativo 4 rodas
20/01/2022
EM Informação
Os representantes da categoria dos sedans compactos têm crescido em tamanho e nível de tecnologia para conquistar o público, e está conseguindo.
A revista 4 Rodas, na sua edição de Janeiro/2022, realizou um comparativo entre os modelos mais novos da categoria e estão entre os preferidos dos consumidores, para descobrir qual, de fato, oferece maior equilíbrio.
No comparativo estão o novo Nissan Versa, Honda City e Chevrolet Onix Plus.
Da mesma origem japonesa, o Nissan mira o Honda pelas semelhanças mecânicas e tecnológicas, já que os dois são equipados com motores aspirados e câmbio automático CVT.
Já o Onix, entra no comparativo apenas por ser o líder da categoria (até o momento), pois possui credenciais bem distintas do Versa e City, pois possui motor turbinado com um câmbio convencional.
Mas, afinal, qual é melhor? Continue lendo para descobrir!
Comparativo 4 Rodas - Versa x City x Onix Plus
3º Onix Plus
A troca do Prisma para o Onix Plus, deu ao sedan muito mais que um nome. Ele sofreu significativas mudanças passando o espaço como sua maior qualidade.
Apesar do porta-malas ser o menor entre os 3 carros, os 469 litros são bem generosos. Além disso, o seu conjunto mecânico tem a concepção mais moderna, combinando um motor 1.0 turbo de três cilindros, 116 cv de potência e até 16,9 kgfm de torque e um câmbio de seis marchas.
Em desempenho, foi o que apresentou melhores números: foi de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos.
Apesar disso, apresentou falta de fôlego no turbo em altas rotações, um comportamento notado também no dia a dia, fora das pistas de teste.
No consumo, conseguiu 12,8 km/l na cidade, e 16,4 km/l na estrada.
Apesar de entregar agilidade, a mecânica torna o Onix mais áspero. Isso acontece desde o ronco mais evidente causado pelos três cilindros à entrega de torque, causando um efeito elástico a cada aceleração e isso incomoda.
Em movimento, entrega uma direção bem direta e prazerosa, com uma suspensão com ajuste mais firme, mas possui um barulho causado pelo seu trabalho que também incomoda.
Outro problema é a altura da dianteira, que raspa com facilidade em rampas e valetas.
Por dentro, o Onix Plus tem desenho moderno, mas o acabamento do painel é o mais simples, sem revestimento além do plástico rígido.
Entre os seus equipamentos, encontramos uma central multimídia de 8 polegadas, seis airbags e alerta de pontos cegos.
Possui, também, um sistema de estacionamento semi autônomo e carregador de celulares por indução, um diferencial que não está presente nos outros 2 modelos comparados.
Apesar disso, deixa a desejar por não oferecer itens como frenagem automática, alertas de colisão e faróis mais eficientes.
Mesmo com suas qualidades, o Onix Plus levou o terceiro lugar no comparativo de sedans compactos: ele é mais simples e faltam muitos itens de tecnologia e segurança.
2º Honda City
Sempre considerado inferior ao Civic, o City finalmente parece ter condições suficientes para ter o seu protagonismo.
Com uma nova referência de amplitude interna ao segmento, o City possui espaço de sobra e os passageiros traseiros também têm saídas de ar-condicionado.
Apesar do grande espaço, pessoas acima de 175cm de altura poderão raspar a cabeça no teto. O porta-malas surpreende: 519 litros, o maior entre os modelos deste comparativo.
O motor 1.5 aspirado, não possui auxílio de turbo, mas com duplo comando de válvulas variáveis e injeção direta, aliado ao câmbio CVT simulando 7 marchas, traz muita suavidade ao City.
O motor entrega 126 cv de potência e até 15,8 kgfm de torque. O comportamento do conjunto é linear, trazendo ótimo nível de conforto, pois a suspensão e a direção estão bem acertadas, reforçando o jeito manso do sedan.
Na aceleração, com gasolina, o City entregou 10,5 segundos de 0 a 100 km/h. Em consumo, 13 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada.
O City também tem destaque no acabamento e equipamentos. Na versão Touring, possui faróis full-led com facho alto automático, faróis de neblina de led, piloto automático adaptativo, monitoramento para saídas involuntárias de faixa e câmera lateral do lado direito, que pode ser acionada ao dar seta para redução de pontos cegos.
Há frenagem automática, seis airbags e central multimídia com 8 polegadas, que peca por ser inclinada, o que atrapalha a visão da tela. Ele fica devendo, também, o carregador de celulares por indução.
No acabamento, há uma variedade de materiais e texturas, e no quadro de instrumentos há um mostrador analógico e uma tela de 7 polegadas, que está presente também no Versa.
O City fica em segundo lugar por cobrar muito mais do que os outros modelos por todos esses aparatos tecnológicos e mecânicos. Não vale os R$123.100,00, o mais caro no comparativo.
1º Novo Nissan Versa 2022
Campeão do comparativo, o atual Nissan Versa chegou há pouco mais de um ano e já consegue ver seus concorrentes pelo retrovisor.
Sua principal característica é o espaço interno, que é muito amplo. Entre os bancos dianteiros, você encontra duas entradas USB para recarregar celulares, que podem ser utilizadas também por quem está no banco traseiro.
O porta-malas possui bons 482 litros e um generoso vão de abertura.
Oferece uma receita garantida na mecânica, com motor 1.6 aspirado de 114 cv de potência e 15,5 kgfm, acompanhado de câmbio CVT.
Se considerarmos sua potência, que foi de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos, você percebe que foi um pouco abaixo em relação aos outros modelos testados.
Porém, em circuitos urbanos, ele mostra muito mais agilidade, já que sua potência e seu torque são entregues em rotações mais baixas. Somando o menor peso do Nissan e o câmbio eficiente, ele se torna o melhor.
Essa agilidade também é reforçada pela direção, a mais leve entre os três, dando ao Versa uma condução divertida.
A suspensão é macia, o rodar é suave e os buracos são sentidos com média intensidade pelos ocupantes.
Em consumo, as médias ficam em 12 km/l na cidade e 16,2 km/l na estrada, nada mal para um sedan 1.6.
Em relação à equipamentos e acabamento, há faróis de led, alerta de colisão, frenagem automática, alerta de tráfego cruzado traseiro, quadro de instrumentos parcialmente digital, 6 airbags e multimídia com 7 polegadas.
Sua exclusividade está nas câmeras 360, muito úteis em manobras e evitar ralar as rodas de 17 polegadas, as maiores no comparativo.
O acabamento é perfeito, com revestimentos macios e contrastantes.
Em nível de tecnologia, segurança e acabamento e claro, pelo preço, o Nissan Versa levou o primeiro lugar.
Conheça mais detalhes do novo Nissan Versa 2022
O Nissan Versa 2022 continua sendo aquele típico carro ideal para famílias com até dois ou três filhos. Apesar de não aparentar, o modelo compacto da marca japonesa tem como principal diferencial as amplas dimensões, que acabam influenciando diretamente no espaço interno.
São 4,49 metros de comprimento, 1,74 metro de largura e 1,47 metro de altura, com entre-eixos de 2,62 metros. Ou seja, o novo Versa cresceu em largura e no entre-eixos, o que proporciona ainda mais espaço para os ocupantes.
O espaço interno do Versa 2022 é quase equiparável a de modelos de categorias superiores, como os sedãs médios. Há um espaço bastante avantajado, sobretudo para as pernas dos ocupantes do banco traseiro.
O motorista e os demais ocupantes conseguem ter uma boa vida a bordo, independente da versão. Desde a versão de entrada, o Versa 2022 conta com direção elétrica, ajuste de altura e profundidade na coluna de direção, ar-condicionado e banco do motorista com regulagem de altura.
Vem também com partida por botão, volante multifuncional, seis airbags, controle de tração e de estabilidade, sistema de som com USB e Bluetooth, entre outros.
Falando do visual, o Nissan Versa ficou muito mais chamativo, deixando de ter o estilo antigo. A dianteira do carro ficou mais recortada e moderna, com faróis afilados e cromados na grade.
As laterais revelam uma silhueta diferenciada, sendo que a coluna C recebeu apliques que destacam o estilo “teto flutuante”. As rodas podem ser de 15 a 17 polegadas, e a traseira revela lanternas bem mais bonitas que as antigas.
Pulando para o interior, que pode fazer alguns pensarem que estão dentro do Kicks, o que antes chegava a ser bem simples, agora ficou mais refinado. Materiais de qualidade superior aparecem nas portas e painel, além de novos itens que proporcionam uma vida a bordo muito mais confortável.
Novidades do Nissan Versa 2022
Totalmente renovado, o novo Nissan Versa 2022 chegou com um visual que agrada a todos, especialmente por lembrar seu irmão maior, o Sentra. Já vendido em outros mercados, inclusive nos Estados Unidos, o modelo recebeu muitos elogios nesse quesito.
Um destaque é o espaço interior, especialmente para os ocupantes dianteiros, que agora tem os bancos Zero Gravity (já vistos em outros modelos da marca).
Como o Versa 2022 cresceu em largura, todos os ocupantes também vão notar um espaço maior para os ombros.
O motorista também nota vários pontos positivos, a começar pelo conjunto motor e câmbio.
Os engenheiros da Nissan fizeram vários ajustes no motor 1.6 16V que o modelo antigo usava, o que subiu a potência de 111 para 114 cavalos, enquanto o torque pulou de 15,1 para 15,5 kgfm. O câmbio CVT, que simula seis marchas, tem um encaixe muito bom com esse propulsor.
A lista de equipamentos também mostra que o Versa 2022 quer ter um papel mais importante em seu segmento.
Para isso, o japonês oferece itens como alerta de colisão com frenagem automática, aviso de ponto cego, faróis full LED e alerta de tráfego cruzado. Esses itens só aparecem na versão topo de linha.
Onde comprar o novo Nissan Versa 2022
Na Carbel Japão você encontra estoque a pronta entrega e as melhores condições de pagamento.
As concessionárias estão abertas de segunda a sexta-feira de 08 às 18 horas e aos sábados de 09 às 14 horas.
Mas se você preferir, pode solicitar também o serviço de Carbel Home, com atendimento em dia, local e hora que desejar.
Entre em contato com a gente e adquira seu Nissan Versa 0km!
Estamos na Contorno e na Barão.