O que é Rota 2030 e o que muda no mercado automotivo?
01/12/2022
EM Informação
Chegando para trazer grandes mudanças no mercado automotivo brasileiro, a rota 2030 entrou em vigor em 2018.
E, se você gosta de carros e quer saber sobre os impactos dessa mudança na indústria nacional de veículos, saiba que ela é fundamental, principalmente para quem pretende comprar ou vender carros.
Neste texto, você entenderá o que é rota 2030, quais são seus objetivos e o que ela muda nos setores automobilísticos brasileiro e internacional. Vamos lá?
O que é a rota 2030?
A rota 2030 é a substituta do programa de estímulo à indústria brasileira, que teve seu fim em 31 de dezembro de 2017.
A principal meta do programa Rota 2030 é fazer com que o Brasil se torne um dos maiores mercados automobilísticos do mundo a longo prazo.
No ano de 2030, já se espera que o país conte com tecnologia de ponta como a de países de primeiro mundo, além de já ter se tornado um polo em produção de veículos em escala mundial. Estimular a produção de carros híbridos no Brasil também é um dos objetivos da rota.
Em um workshop feito em setembro/2018, foram apresentados alguns detalhes do novo regime, que terá como foco:
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Recuperação dos fornecedores perdidos;
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Localização de novas tecnologias;
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Maior eficiência energética e produção de carros híbridos mais baratos;
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Melhoria em pesquisa, engenharia e desenvolvimento;
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Segurança;
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Inspeção veicular;
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Logística;
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Tributação.
Como funciona o Rota 2030
Por ter um extenso período de implementação, a rota 2030 será aplicada por meio de 3 etapas com duração de 5 anos cada. As montadoras e as empresas precisam alcançar algumas metas para receberem descontos e benefícios.
A primeira etapa estabeleceu uma meta de 12% para a evolução e eficiência dos novos automóveis comerciais leves por pelo menos 5 anos.
Para ganharem incentivos fiscais de até R$1,5 bilhão por ano, as empresas automobilísticas precisam investir R$5 bilhões na área de Pesquisa e Desenvolvimento anualmente.
Os fabricantes de veículos ainda poderão ganhar benefícios adicionais caso a redução do consumo de combustível de seus carros seja maior que 11%. Ao fazerem isso, elas estarão aptas a ganhar um desconto adicional no IPI que pode variar entre 1% e 2%.
Entretanto, outra exigência para que os benefícios possam ser adquiridos é a apresentação de uma etiqueta nos veículos, na qual deverá constar todas as informações sobre a melhora na eficiência energética, bem como os itens obrigatórios de segurança para os motoristas.
Caso existam empresas fora do programa e/ou que descumpram as metas estipuladas, estas serão punidas com uma multa de até 20% do total de ganhos com as vendas.
Também serão cobradas multas entre R$50,00 e R$360,00 para cada veículo que for vendido sem os itens de segurança obrigatórios ou que não apresentarem melhorias em relação ao gasto de combustível e/ou eficiência energética.
O que o cliente ganha com o rota 2030
Os motoristas terão algumas melhorias significativas, como o possível acesso a veículos com tecnologias comparáveis aos dos modelos vendidos em países mais desenvolvidos.
Entretanto, espera-se que o cumprimento das metas cause uma queda no valor de carros híbridos e elétricos, que infelizmente são pouco acessíveis por conta dos elevados preços e da falta de preparo de muitos postos de gasolina para atendê-los.
Além disso, novos itens de segurança serão implantados nas novas produções, o que implicará em veículos finais mais seguros para os seus compradores. Os carros também contarão com novas tecnologias para facilitar a condução e torná-los mais eficientes.
Quem vai determinar equipamentos e prazos não é o "Rota 2030", que é apenas uma carta de intenções, mas o Contran. O órgão é responsável pelas determinações técnicas e de segurança nos automóveis brasileiros e é um órgão que tem participação de legisladores, engenheiros e técnicos e conversa com a indústria.
Confira os itens que já estão programados para se tornar obrigatórios e também os que devem ser regulamentados nos próximos anos:
- Pontos de fixação para cadeirinhas infantis: obrigatório em 2020.
- Controle eletrônico de estabilidade: obrigatório para novos projetos a partir de 2020.
- Alerta de frenagem emergencial: a ser regulamentado em 2018. Sem prazo para virar obrigatório.
- Câmera de ré: a ser regulamentado em 2018. Sem prazo para entrar em vigor.
- Novas regras para buzinas: a serem regulamentadas em 2018. Sem prazo para entrarem em vigor.
- Novas regras sobre retrovisores: a serem regulamentadas em 2018. Sem prazo para entrarem em vigor.
- Novas regras sobre dobradiças e fechaduras: a serem regulamentadas em 2018. Sem prazo para entrarem em vigor.
- Novas regras sobre reforços estruturais contra impactos frontais e traseiros: a serem regulamentadas em 2018. Sem prazo para entrarem em vigor.
- Aviso de afivelamento dos cintos de segurança: a ser regulamentado em 2018. Sem prazo para entrar em vigor.
- Construção do primeiro volume do chassi voltada à redução de lesões ao pedestre em caso de atropelamento: a ser regulamentado em 2018. Sem prazo para entrar em vigor.
- Reforços estruturais contra impactos laterais: a ser regulamentado em 2018. Sem prazo para entrar em vigor.
- Aviso de manutenção em faixa: a ser regulamentado em 2019. Sem prazo para entrar em vigor.
- Assistente de frenagem emergencial: a ser regulamentada em 2019. Sem prazo para entrar em vigor.
- Regras específicas de veículos voltados a clientes PCD: a serem regulamentadas em 2019. Sem prazo para entrar em vigor.
- Gravador de dados de acidentes de trânsito: a ser regulamentado até 2020. Sem prazo para entrar em vigor.
- Regulamentação de veículos autônomos: a ser definida até 2021. Sem prazo para entrar em vigor.
Além disso, o "Rota" prevê que sua segunda fase de exigência, entre 2023 e 27, será destinada à "incorporação das chamadas tecnologias assistivas à direção", sem detalhar quais seriam elas.
É preciso lembrar que a baixa nos preços dos veículos não é o foco principal da rota 2030, mas sim a melhoria da eficiência energética e a atração de mais investimentos estrangeiros da área automobilística para o país.
Entendendo o que é a rota 2030, qual será a sua atuação e seus efeitos para o consumidor, você estará mais antenado sobre este mercado que está em constante crescimento e expansão. Com a vinda de novos investidores, carros importados aparecerão com mais frequência nas estradas brasileiras.