Revisão programada vale a pena? Conheça todos os benefícios.

Revisão programada vale a pena? Conheça todos os benefícios.

O carro é um bem que possui diversos significados, com funcionalidades diferentes na vida de cada pessoa. 

Para alguns, o carro é sinônimo de conforto e qualidade de vida, que ajuda a enfrentar a correria do dia a dia. Para outros, é a maneira perfeita de escapar da rotina e explorar novos lugares. A utilização do carro para fins comerciais é também outra função bem comum.

Seja qual for o uso ou o sentido dado, chegará o momento de reservar um tempo para a revisão programada, uma ação que está projetada para evitar qualquer contratempo relacionado aos recursos disponibilizados pelo automóvel.

Como sabemos, não há como ignorar a importância de manter o funcionamento do veículo em dia. Uma maneira de fazer isso é através da revisão programada do veículo.

Por isso, detalharemos neste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre revisão programada, vale ou não a pena investir neste tipo de serviço? 

O que é revisão programada?


Ao comprar um carro com garantia de fábrica, você recebe um calendário com as revisões que devem ser feitas durante o período. 

Se esse planejamento não for cumprido, você é penalizado com a perda da garantia. Essa é uma forma da concessionária certificar o bom funcionamento do produto.

A revisão programada se refere a esse calendário de manutenções, que não se limita apenas ao período da garantia. O veículo precisa ser revisado durante toda a sua vida. 

No manual, o fabricante determina o período (ou a quilometragem rodada) em que essas verificações devem ocorrer.

A cada revisão, os mecânicos checam e trocam diferentes componentes do carro. Quanto mais rodado o veículo for, mais complexa se torna a manutenção. 

É importante, também, que você realize a revisão em locais indicados pela concessionária, para também não perder a garantia do veículo. 


Qual a importância da revisão programada


O serviço de revisão é necessário especialmente por uma questão de segurança e não há uma parte mais ou menos importante. 

Não somente a segurança da própria vida, mas também a segurança de saber que podemos contar com o carro nos momentos que precisamos. 

Por ser um conjunto de complexidades que envolve o motor, as rodas, os freios, entre outros elementos, os manuais de fábrica já vêm com uma programação de revisão capaz de dar conta dos cuidados das peças, de maneira preventiva, para garantir um funcionamento eficaz e contínuo, evitando riscos, surpresas desagradáveis e um alto custo para os proprietários.

Toda peça tem um tempo de vida útil que deve ser observado e cuidado com atenção. 

Com a criação de tecnologias bem desenvolvidas, é possível ter uma previsão cada vez mais precisa da relação entre o uso e o tempo das peças, isso é o que permite que cada fabricante disponibilize um calendário de revisão eficiente para os veículos.

Vantagens da revisão programada


Prevenir problemas mecânicos

Um dos maiores benefícios de fazer a revisão programa é evitar a necessidade da manutenção corretiva. 

Em geral, a conta da oficina fica muito mais cara quando o problema já está instaurado. 

Trocar o óleo do motor, por exemplo, é bem mais barato do que resolver os desgastes excessivos causados pelo óleo ruim.

Garantir sua segurança

O carro precisa de todas as suas peças em perfeito estado para funcionar de forma correta. Ou seja, para ter um veículo estável, com boa dirigibilidade e seguro, você precisa se certificar de que as manutenções estão sendo realizadas na frequência necessária.

Enfrentar problemas no sistema de freios ou na estabilidade do carro em alta velocidade são questões que trazem um grande risco e podem causar graves acidentes. 

Para sentir segurança ao dirigir, é indispensável cumprir o calendário de revisão programada.

Prolongar a vida útil das peças

Muitos componentes do carro dependem das manutenções para chegar até o seu prazo de validade. 

Para que você possa usar o jogo de pneus até o fim e fazer valer o preço que investiu nele, é preciso manter em dia os processos de alinhamento e balanceamento, por exemplo.

Melhorar o desempenho do carro

Quem compra um veículo pesquisa diferentes modelos e conhece suas especificidades, como a potência do motor e o consumo de combustível. 

Mas, nem todos atentam para um fato inegável: as características informadas pelo fabricante se referem a um carro em condição ideal. Ou seja, para que o desempenho não caia, você precisa realizar todas as revisões. 

Período das revisões programadas


Cada marca determina o momento de realizar a revisão e a maioria exige que seja feita a partir dos primeiros 10 mil km rodados, ou a cada ano completo, a partir da data da compra. A partir da segunda revisão, o tempo entre revisões é contado de acordo com a revisão anterior. Os preços podem ser fixos, não fixos ou sugeridos. 

Há ainda a indicação de que, em relação a carro zero quilômetro, as revisões sejam feitas em concessionárias autorizadas para que não haja a perda da garantia. 

Neste caso, é importante verificar se as condições estão endossadas pelo Código de Defesa do Consumidor, bem como pelas orientações da Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON).

As recomendações dos períodos de verificação do automóvel implicam trocas de óleo, filtros, correias, checagem dos fluidos de freio, direção, óleo da caixa, velas, entre outros detalhes. Cada intervenção vai depender da marca e do modelo. 

O que as concessionárias oferecem?


Contar com as manutenções especializadas não é algo exclusivo para carros zero quilômetro, já que são inúmeras as vantagens de poder contar com os serviços realizados em concessionárias autorizadas.

As concessionárias, muitas vezes, trabalham com pacotes de revisões, o que possibilita a aquisição de bons descontos e outros benefícios capazes de assegurar a prevenção de problemas mecânicos, a preservação da vida útil das peças e a melhoria do desempenho do carro. 

Atuar de maneira preventiva é sempre mais econômico do que apelar para as manutenções corretivas.

Além disso, é possível programar-se com antecedência para os dias e horários em que o carro não estará disponível e receber um lembrete para não passar do período correto de realizar cada revisão.

Veja alguns benefícios que podem ser contemplados ao realizar a revisão programada do seu Nissan: 

Revisões em Concessionárias Nissan


A Rede de Concessionárias Nissan está presente em todo o território nacional. Você conta com a qualidade da tecnologia japonesa que estará ao seu dispor em qualquer lugar. 

Peças originais


Os proprietários dos veículos têm a confiança de ter as peças originais, com mão de obra especializada e treinada pela montadora em cada serviço.

Valorização na revenda


Os veículos com histórico de revisões realizadas em concessionárias possuem maior liquidez e valor de revenda. 

Como os benefícios são atrelados ao chassi e não ao CPF do cliente, esta também é uma forma de valorização do bem e, consequentemente, maior retorno financeiro no caso de venda do veículo.


Agora que você sabe mais sobre revisão programa e conhece todos os seus benefícios, aproveite para agendar a revisão do seu Nissan na Carbel Japão



Voltar