Seguro para carro: 8 dicas para te ajudar a escolher o melhor
07/04/2022
EM Dicas
Todos sabemos que conseguir contratar um seguro para carro é uma experiência burocrática, pois existem muitas seguradoras e encontrar o melhor preço, aliado à melhor cobertura pode ser algo complexo.
Isso porque será necessário conceder muitas informações relevantes para o corretor de seguros chegar no valor da apólice.
Pensando nisso, separamos as 8 melhores dicas para contratar um seguro para o seu carro. Vamos lá?
1 - Verifique se a corretora é registrada na Susep
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão governamental responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil.
Sua função é a fiscalização de mercado, para garantir que as empresas cumpram as normas estabelecidas durante a vigência da apólice, e o pagamento em caso de sinistro seja feito de acordo com a lei.
A SUSEP atua na prevenção e no combate à fraude no mercado de seguros, punindo as corretoras em caso de ocorrência de desvio de comportamento.
Para realizar a consulta e verificar se a corretora é habilitada pelo órgão, é necessário entrar no site da Susep e informar, na página de “Consulta de corretores", o número de registro da corretora, seu CNPJ e seu nome.
Geralmente, o número de registro e o CNPJ das corretoras são informados nos sites, no final da página.
2 - Observe quais carros apresentam maior risco
Algumas características do carro podem mostrar quais apresentam maior risco à seguradora e, portanto, terão apólices mais caras.
Alguns veículos podem ter alto número de roubos simplesmente por ter um número grande de carros em circulação.
Por isso, o ideal é olhar a relação entre os roubos e a frota, e não apenas o número absoluto de roubos.
3 - Escolha um bom corretor
Ter um bom corretor significa ter o auxílio de um profissional experiente e disposto a encontrar o plano que mais se adequa às suas necessidades e seus objetivos.
Ele, como especialista, precisará ter a disposição de pesquisar os melhores preços, apresentando todas as informações para você.
Com este auxílio, será mais fácil encontrar a cobertura mais interessante para o seu caso.
Um corretor também precisa estar disponível para atendimento durante a vigência do contrato do seguro, pois ele intermediará a restituição de roubos e sinistros.
4 - Não omita informações
Considere que você tenha um filho que acabou de tirar a CNH, e agora ele utilizará o carro aproximadamente 3 vezes na semana.
Ao cotar o seguro, você informou à seguradora que é o único e exclusivo motorista do veículo, pois sabe que quanto maior o tempo de habilitação do indivíduo, mais barato o seguro.
Neste contexto, caso ocorra algum sinistro enquanto o seu filho estiver dirigindo o seu carro, a seguradora pode negar o ressarcimento dos danos, que deverão ser completamente custeados por você.
O prejuízo é certo.
5 - Lembre-se da cobertura para terceiros
Muitos planos já oferecem esse tipo de cobertura, porém, não é por isso que você não deve adaptá-lo às suas necessidades.
Esses planos costumam cobrir danos à saúde e ao patrimônio de terceiros. Por isso, garanta que você fique segurando com todas as coberturas possíveis.
6 - Procure a opinião de quem usa
Nem sempre a propaganda reflete a realidade, por isso, é muito importante saber como a seguradora de carro trabalha na prática.
Veja entre amigos e conhecidos quais possuem seguro, em qual empresa contrataram e o que têm a dizer sobre ela.
Eles poderão contar como funciona na prática, desde o relacionamento com a empresa até o suporte em caso de sinistro.
Sites também podem ser usados como referência, principalmente quando possuem avaliações dos clientes ou possuem fundamentos nos dados apresentados.
7 - Flexibilidade de pagamento
Valores são itens a serem considerados na escolha do melhor seguro para carro.
Quando fizer a cotação do seguro, analise as condições de pagamento, ofertas, se é possível parcelar, em quantas vezes e se existe acréscimo de valores.
Por exemplo, no pagamento à vista é possível conseguir desconto, na maioria dos casos.
Como cada empresa possui liberdade de estabelecer as condições de pagamento, poderá encontrar uma boa diferença entre elas e, nem sempre todos combinarão com o seu bolso.
8 - Prefira o seguro para carro com benefícios extras
Tudo bem que você irá contratar um seguro para o seu carro, mas, não gostaria de ganhar algo a mais com isso?
Dependendo da seguradora, é possível ter acesso a um aplicativo que monitora a sua forma de direção e indica quais pontos podem ser melhorados, pode ganhar desconto em estabelecimentos parceiros, participar de promoções e outros.
Por mais que os benefícios não sejam o foco, eles podem ser o fator decisivo na escolha entre uma ou outra empresa.
Como escolher o melhor seguro para carro?
Agora você já sabe como escolher a melhor seguradora de carro. Mas cada empresa oferece planos diferentes.
Em meio a tantas opções, como escolher o melhor seguro automóvel?
A primeira coisa que você precisa saber é que não existe um seguro auto pronto para você.
Isso acontece porque, para oferecer o melhor plano, a seguradora vai precisar dos seus dados e de informações sobre o seu veículo.
Portanto, o plano só é definido com base nas suas necessidades.
Dessa forma, fica inviável chegar na seguradora e ela te apresentar o melhor seguro de automóvel sem conhecer melhor sobre o seu veículo e a sua rotina de uso.
Quer proteger ainda mais o seu carro? Considere colocar um rastreador nele!
E para que você saiba como escolher o melhor seguro automóvel, considere incluir as coberturas que você julgar necessárias.
Você vai precisar analisar as suas necessidades para saber o que é melhor para incluir.
Por exemplo, se você não mora em um local em que há riscos de enchentes, não precisa incluir essa cobertura. Mas, se você não sabe trocar o pneu do carro, é importante ter a cobertura para troca de pneus.
Entendeu agora como escolher o melhor seguro para carro e como escolher a melhor seguradora?
Esperamos ter ajudado! Tem mais alguma dica que não incluímos aqui? Fale com a gente!